Pefoce realiza solenidade de encerramento do Curso de Formação Profissional dos futuros servidores

11 de março de 2022 - 19:40 # # # # #

Texto: Wilson Lennon Fotos: Sara Sousa - Ascom Pefoce

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) realizou, nessa sexta-feira (11), a solenidade de encerramento do Curso de Formação dos alunos aprovados no concurso da Pefoce para os cargos de auxiliar de perícia, perito criminal, médico perito legista e perito legista. A formação dos 228 candidatos do concurso da Pefoce 2021 representa um marco para a história da Pefoce, pois o impacto do efetivo corresponde ao incremento de 56% do efetivo atual da Pefoce, o que proporcionará uma melhoria no atendimento das demandas na sede do órgão e uma maior abrangência de atendimentos das perícias nos núcleos do interior do Estado.

No ato solene desta tarde, participaram as seguintes autoridades: o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, o perito Geral da Pefoce, Júlio Torres, o diretor geral da Aesp, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu, o coronel comandante geral da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), Francisco Márcio de Oliveira, o coronel comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Ronaldo Roque de Araújo, e o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Sérgio Pereira dos Santos.

Os futuros servidores – 106 auxiliares de perícia, 62 peritos criminais; 40 médicos peritos legistas e 20 peritos legistas – se somarão às forças de segurança do Estado, melhorando e ampliando a capacidade de atendimento em ocorrências e prestações de serviços para a população. O secretário da SSPDS, Sandro Caron, ressaltou a importância do concurso, reconheceu os esforços dos alunos e parabenizou os formandos. “Destaco e agradeço o apoio do Governo do Estado, que através desse concurso vai aumentar em mais de 50% o número de integrantes da Perícia Forense do Estado do Ceará. Vocês entrarão em uma área desafiadora, que é ser integrante da segurança pública. Gostaria de parabenizar a todos por todo esforço. Foram dois meses intensos e de muita dedicação. Nós faremos de tudo para que todos os integrantes da segurança pública tenham as melhores condições de trabalho, para que a gente consiga o nosso objetivo, que é reduzir os índices de criminalidade, melhorar a sensação de segurança, dar paz e tranquilidade para todos os cidadãos”, finalizou Caron.

O perito geral do Ceará, Júlio Torres, ressaltou a importância dos novos profissionais, que serão vitais para o desenvolvimento e melhoria da Pefoce. “Um dia de muita alegria e júbilo. Nós sabemos a importância da Perícia Forense do Estado do Ceará na percepção penal, no auxílio da Polícia Judiciária, em seu papel crucial na produção da prova técnica. Destaco a importância dessa integração entre as forças de segurança pública e espero que muitos crimes sejam resolvidos através da produção de provas contundes”, ressaltou. O perito geral parabenizou os concludentes e desejou uma trajetória feliz a todos. “Com a presença de vocês nos tornamos maiores, fazendo com que o trabalho da Perícia Forense seja reconhecido cada vez mais. Que vocês sejam técnicos, experts e felizes”, desejou Júlio Torres.

A chegada dos novos servidores será de grande importância para ampliar a quantidade de emissão de documentos de identidade no Estado, melhorar a cobertura no atendimento a locais de crimes com peritos criminais e médicos peritos legistas em todos os núcleos, expandir a capacidade de perícia de celulares, drogas e armas são alguns dos impactos positivos diretos que o Estado ganhará com a entrada dos novos peritos e auxiliares de perícias.

Curso de formação

O diretor geral da Aesp, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu, destacou a alegria do momento. “Nos foi trazido o desafio de realizar o concurso, desde o momento da escolha da banca até o dia de hoje. Foram dias de grande responsabilidade e compromisso. É muito gratificante contribuir com a segurança pública e com o povo do estado do Ceará”, disse o diretor geral da Aesp.

Os alunos cumpriram uma carga horária de 540 horas/aulas, sendo composta por módulos de conhecimentos integrados, jurídicos e de atividades complementares. Além disso, todos os alunos passaram por estágios na Pefoce. A grade curricular contou com disciplinas de Medicina Legal, Identificação, Direitos Humanos, Direito Constitucional, Criminalista Geral, DNA Forense, Balística e Tiro Defensivo, dentre outros conhecimentos específicos. As aulas práticas se iniciaram no dia 28 de fevereiro, para os alunos do curso de auxiliar de perícia, e no dia 7 de março, para os alunos dos cargos de perito criminal, médico perito legista e perito legista.