Alunos do Curso de Formação de perito criminal recebem aulas práticas no laboratório de Química da Pefoce

9 de março de 2022 - 16:42 # # # #

Os alunos do Curso de Formação, futuros servidores da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), já iniciaram o estágio operacional nos laboratórios do órgão. Os candidatos do Curso de Formação para perito criminal da área da química, por exemplo, já estão tendo as primeiras experiências práticas no Núcleo de Química Forense (NUQFO) e se familiarizando com os equipamentos de trabalho.

Nessa quarta-feira (9), os alunos vivenciaram um pouco o ambiente em que trabalharão. O grupo acompanhou a realização de exames com a microscopia eletrônica de varredura, que é um equipamento voltado para análise de resíduos de disparo de arma de fogo, mas que possui outras aplicações, como análises de materiais biológicos, de vidros e de metais.

A perita criminal em engenharia química e supervisora do Núcleo de Química da Pefoce, Amanda Camelo, que recebeu os alunos do Curso de Perito Criminal, destacou que essa parte do estágio possui uma grande importância para que os alunos consigam se aproximar da futura rotina. “É muito importante essa parte do estágio para eles vivenciarem o ambiente que eles vão trabalhar, além disso também é muito importante que eles conheçam outros profissionais, colegas de trabalho, os equipamentos, as técnicas que vão utilizar no dia a dia”, disse Amanda.

Funcionamento do laboratório

Existe uma ampla carta de serviço no laboratório de química. Atualmente, o setor funciona com 18 tipos de exames, que abrangem vários tipos de perícias, como análises de combustíveis, explosivos, materiais metálicos, adulteração ou falsificação em diversos produtos químicos, como bebidas alcoólicas e perfumes.

Os principais exames realizados atualmente por esses profissionais são o exame residuográfico, que consiste na pesquisa de elementos químicos em resíduos de disparo de arma de fogo; o exame de constatação de objetos metálicos, a fim de apontar a composição de uma liga metálica; e a identificação de combustíveis, verificando possíveis adulterações e capacidade de inflamabilidade.

Um dos equipamentos que mais chamaram a atenção dos alunos foi o Microscópio Eletrônico de Varredura Zeiss EVO 10, que é utilizado em análise de pesquisa de elementos químicos em resíduos de disparo de arma de fogo, exame de constatação de objetos metálicos, entre outros. Para o aluno Igor Marques, o aparelho tem uma grande importância nas análises de objetos e será de fundamental importância no trabalho diário. “Análise de resíduos de tiros e pólvoras é a análise mais padrão hoje, mais referenciada e garantida de um resultado de qualidade. O equipamento possui técnica brilhante com raio-X”, finalizou Igor.