Alunos do Curso de Formação para peritos iniciam estágio supervisionado na Pefoce

7 de março de 2022 - 16:16 # # # # # # #

Texto: Wilson Lennon Fotos: Sara Sousa

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) iniciou, nesta segunda-feira (07), o estágio operacional supervisionado dos alunos do Curso de Formação para os cargos de perito criminal, médico perito legista e perito legista. Os candidatos concluíram as aulas teóricas na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE).

A solenidade de abertura contou com a presença do perito geral, Júlio Torres, do perito geral adjunto, Átila Einstein, do Diretor de Planejamento e Gestão (DPGI), Renato Jévson, e dos coordenadores da Pefoce. Durante o evento, a banda de música “Major Xavier Torres” da Polícia Militar do Ceará (PMCE) tocou para os participantes. O acolhimento recepcionou 121 alunos.

No total, 40 peritos médicos legistas, 20 peritos legistas, e 61 peritos criminais estiveram presentes na celebração. Na nova fase, os alunos terão a oportunidade de fazer o estágio supervisionado nas diversas coordenadorias da Pefoce.Os futuros servidores conheceram a estrutura da instituição, o funcionamento dos laboratórios e como os peritos criminais, médicos legistas e peritos legistas atuam em diversos tipos de ocorrências nas quais os futuros profissionais darão suporte.

Os alunos foram separados em turmas específicas, conforme o cargo, iniciando o aprendizado voltado ao trabalho diário. Os profissionais que fazem o curso de formação perito médico legista passam a conhecer as rotinas dos postos da medicina legal, traumatologia forense, tanatologia forense, sexologia forense entre outros. Já os peritos legistas farmacêuticos, vivenciaram os trabalhos dentro dos laboratórios forenses tais como a toxicologia forense, biologia e DNA Forense; os peritos legistas da odontologia vão ser inseridos na atuação da identificação humana, lesão corporal, antropologia forense, verificação de idade através da análise dos dentes e outras atividades.

Durante as aulas, os peritos criminais acompanharão como se dá o trabalho nos plantões de local de crime, ocorrência de trânsito, crimes contra o patrimônio, bem como vão ter práticas nos laboratórios que realizam as análises internas como balística forense, perícia de informática, análise de documentos, entre outros.

Integração

O perito geral da Pefoce, Júlio Torres, destacou a importância do serviço de segurança pública do Estado do Ceará funcionar de forma conjunta. “Nós da segurança pública agimos de forma integrada. Vocês irão integrar a força de segurança e, desta forma, vivenciar uma verdadeira integração entre Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Pefoce, Supesp e Aesp”, disse Júlio Torres. O perito geral também demonstrou grande felicidade em receber os futuros profissionais. “Estamos muito felizes em recebê-los aqui hoje, para que vocês iniciem o estágio colocando em prática os conhecimentos adquiridos na academia e efetivamente possam vestir a camisa da perícia criminal”, concluiu ele.

O coordenador da Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf) e perito criminal, Túlio Oliveira, reforçou a relevância da solenidade realizada para o novo momento da Pefoce. “O sentimento é de gratidão, esperança e, ao mesmo tempo, um mix de ansiedade. Agora, queremos que os novos alunos possam desenvolver tudo que foi planejado durante esse tempo. A integração é a palavra que fixa, faz a marca desse momento, entre os novos servidores para os veteranos”, finalizou.

Com a chegada dos novos servidores, a Pefoce conseguirá atender mais demandas no interior do Estado, reduzindo o impacto das perícias realizadas na sede, em Fortaleza. Com isso, será possível oferecer um serviço de mais qualidade para a população, com mais fluidez nas demandas, além de acelerar as investigações realizadas nas cidades do interior. O perito criminal e responsável pela Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec), Fernando Viana, frisou sobre o ganho técnico profissional que auxiliará nas demandas das cidades do interior do Estado.


“Nós que fazemos parte do corpo técnico da Pefoce estamos com grande expectativa para a chegada dos novos peritos. Principalmente, pelo aumento do leque de atendimento nas ocorrências, especialmente no interior, que tem uma demanda considerável. Aguardamos com uma grande expectativa e esperamos alcançar o nosso objetivo, que é oferecer um serviço de qualidade e de excelência para a sociedade”, finalizou ele.

Vivenciando a prática

Com o curso de formação se aproximando da reta final e, consequentemente, o início do estágio com aulas práticas, a vontade de praticar o que foi ensinado em sala de aula e a ansiedade tomam conta dos alunos. Amanda Nogueira, aluna do curso de médico(a) perito(a) legista, fala sobre a sensação de iniciar o período de estágio. “Estamos com uma expectativa muito boa. Passamos dois meses no curso de formação aprendendo a teoria e agora é a hora de aprender a prática. O meu grupo estava na tanatologia e acompanhamos uma necrópsia, aprendemos dicas de como preencher um laudo. Esse momento é muito importante, pois vamos colocar em prática o que aprendemos na Aesp”, disse ela.

O aluno do curso de formação de perito criminal, Agenor Fragoso, apontou a importância de poder iniciar o curso prático. “Essa experiência da aula prática é de muita valia, principalmente em virtude da possibilidade de, em um ambiente controlado, podermos empregar certas técnicas e conhecimentos adquiridos em sala de aula. É uma etapa essencial para qualquer profissional após passar pelo conhecimento teórico poder, sob a supervisão de um profissional experiente, fazer uma atividade prática e se sentir mais preparado em assumir essa atividade que exerceremos”, frisou ele.

Agenor também falou sobre a expectativa dele e de toda a turma, em iniciar o estágio. “Estamos com o entusiasmo lá em cima. Queremos começar o quanto antes essas atividades e poder absorver conhecimento no campo e na prática, com a experiência desses profissionais que muito ajudaram na nossa instrução durante o curso de formação”, concluiu Agenor.