Aprovados no concurso da Pefoce passam por treinamento prático de tiro

2 de março de 2022 - 11:08 # # # # #

 

Na reta final do curso de formação promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), os aprovados no concurso da Perícia Forense do Estado (Pefoce) concluem esta semana o treinamento prático de tiro defensivo.

Em fevereiro, os alunos tiveram 18 horas de treinamento teórico em sala de aula, onde aprenderam conceitos de balística e dos principais pontos relativos às armas de fogo e munições, além de orientações sobre montagem, desmontagem e regras de segurança. Agora as instruções práticas acontecem no estande de tiro com armas e disparos reais.

“Serão 18 horas também, assim como ocorreu na disciplina de armamento e tiro, e as instruções são distribuídas em dois dias. Nesse primeiro dia, a gente vai trabalhar o primeiro contato com armamento, os disparos a curta distância e ao final do dia a gente vai fazer uma simulação da prova final. O dia de amanhã a gente vai implementar maior velocidade, maior dinamismo nos exercícios e ao final do dia a gente vai realizar a prova de manuseio e a prova de disparos de arma de fogo”, detalhou o delegado da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil do Estado do Ceará, Wilson Neto, que faz parte da equipe de instrução de tiro da Aesp.

Diogo Nazaré dos Santos é aluno do Curso de Formação para o cargo de médico perito legista e fala de suas impressões. “É a primeira vez que eu toco em uma arma, a primeira vez que eu vejo de perto assim. E está sendo muito incrível! A gente começa a ter mais admiração e menos medo, entendendo que seguindo as regras de segurança é tudo mais tranqüilo”, declarou.

A disciplina de tiro defensivo faz parte da matriz curricular dos cursos de formação de perito criminal, médico perito legista, perito legista e auxiliar de perícia e será encerrada nesta quarta-feira (02).

O curso de Formação

O Curso de Formação e Treinamento Profissional é a segunda etapa do concurso público e tem caráter eliminatório e classificatório. As atividades iniciaram em 17 de janeiro e tem previsão de término em 11 de março.