Alunos do Curso de Formação para Auxiliar de Perícia iniciam estágio supervisionado na Pefoce

28 de fevereiro de 2022 - 15:42 # # # # #

Texto: Wilson Lennon Fotos: Sara Sousa

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) iniciou, nesta segunda-feira (28), o estágio operacional supervisionado dos alunos do Curso de Formação para o cargo de Auxiliar de Perícia. Os candidatos, que tiveram as aulas teóricas na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), agora se encaminham para as etapas finais do concurso para ingressarem na Pefoce. Nesta segunda-feira, os futuros servidores auxiliares de perícia conheceram a estrutura da instituição, o funcionamento dos laboratórios e como os peritos atuam em diversos tipos de ocorrências nas quais os futuros auxiliares darão suporte. A solenidade contou com a presença do perito geral da Pefoce, Júlio Torres, do perito geral adjunto, Átila Einstein, e com os coordenadores da Pefoce. A acolhida dos alunos foi embalada com a participação especial da Banda de Música Major Xavier Torres, da Polícia Militar do Ceará.

A turma dos futuros auxiliares de perícia conta com o total de 107 alunos que serão distribuídos na Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB), na Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec), na Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) e na Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf). Nessa fase, os alunos terão a oportunidade de fazer o estágio supervisionado nas diversas coordenadorias da Pefoce, visando adaptar-se às futuras atribuições, familiarizando-o com as rotinas administrativas, técnico-científicas e operacionais, e demais procedimentos que desempenharão na Perícia Forense.

O perito geral da Pefoce, Júlio Torres, destacou a importância do período de estágio operacional para a formação dos novos auxiliares de perícia. “Esperamos um estágio bem executado. O estágio é a hora de tirar dúvidas, perguntar, conversar com os colegas, ter essa primeira integração com a equipe da Pefoce”, disse. Júlio também ressaltou o momento oportuno para agregar conhecimento. “Esse é um momento de muita alegria e muito júbilo para todos nós que fazemos a Perícia Forense do Estado do Ceara”, finalizou.

Neste primeiro dia de estágio operacional supervisionado, após o acolhimento e instruções gerais, os alunos foram divididos em grupos e levados para conhecer as rotinas dos laboratórios e já irem se familiarizando com as atividades. Sendo supervisionados por servidores experientes, os futuros profissionais da Pefoce não economizaram perguntas e nem pouparam seus blocos e apostilas de anotações sobre procedimentos e análises. O estágio operacional terá carga horária de 82 horas. Na próxima semana, a Pefoce receberá os alunos dos cursos de formação de Perito Criminal, Médico Perito Legista, Perito Legista que também farão o estágio operacional supervisionado no órgão.

Ansiedade para atuar

A vontade de ter um incremento do quadro efetivo da Pefoce é uma unanimidade, não só a gestão e os servidores veteranos, mas os próprios alunos demonstram ansiedade e euforia para conhecer e atuar na futura “casa”. Nayane Nunes Barreto, aluna do curso, fala sobre o sentimento dos candidatos quanto ao estágio operacional. “É um momento muito esperado por todos que passaram por esse concurso tão difícil. Estávamos muito ansiosos para ter esse primeiro contato e de prestar um serviço público da melhor forma possível. Nosso objetivo é prestar um serviço melhor para a sociedade e contribuir com os nossos conhecimentos. Todos nós já temos alguma formação profissional e espero que essa especialidade que temos possa contribuir para melhoria dessa prestação de serviço”, disse.

A experiência da prática é de grande importância para os futuros profissionais, uma vez que os alunos passarão por diversas coordenadorias da Pefoce, atuando no levantamento de impressão papiloscópica, na medicina legal, em laboratórios e na balística, por exemplo. O coordenador de Medicina Legal da Pefoce e médico perito legista, Renato Evando, enfatizou a importância da Pefoce para a sociedade. “Nós somos uma instituição extremamente relevante na Secretaria da Segurança Pública. Certamente a presença de vocês colaborará e fortalecerá esse sistema que compõe também a Perícia Forense do Estado do Ceará. Sintam-se todos bem-vindos e bem acolhidos, espero que seja um momento muito rico de aprofundamento e aprendizado para vocês”, finalizou.