Pefoce celebra 14 anos com reforço de 227 novos servidores e prepara exposição em shopping de Fortaleza

7 de janeiro de 2022 - 14:54 # # # #

Texto: Sara Sousa Fotos: Carlos Gibaja e Sara Sousa

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) celebra, nesta sexta-feira (7), seu 14º aniversário de fundação, data festejada com muitos avanços, entre eles, o aumento do quadro funcional com a ampliação para 227 novos servidores que deverão integrar a instituição. O anúncio da ampliação das vagas para a Pefoce foi realizado nesta manhã, pelo governador do Ceará, Camilo Santana. O comunicado foi realizado na presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, e do perito geral da Pefoce, Júlio Torres. Para celebrar os 14 anos de fundação, a Perícia Forense realiza, neste mês, uma exposição para apresentar um pouco do universo forense para a população. A exposição acontecerá nos dias 27 e 28 deste mês, no shopping RioMar Kennedy, em Fortaleza.

O governador Camilo Santana ressaltou a atenção na ampliação do quadro da Pefoce durante o seu governo. “Autorizei agora o aumento do número de profissionais da Perícia Forense que serão chamados desse último concurso. Serão chamados 227 para os cargos de perito e auxiliares, em vez dos 170 previstos anteriormente. Com isso, desde o nosso primeiro governo, são 350 profissionais para fortalecer, sobretudo essa área de investigação e inteligência, mais que dobrando o total de profissionais da Pefoce”, afirmou o governador.

Na reunião para o anúncio do aumento de vagas para a Pefoce, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, destacou o reforço e impacto positivo para além das investigações criminais. “Representará um aumento de 60% do efetivo atual do órgão. Teremos um ganho muito grande em matéria de perícia e, consequentemente, na investigação criminal, e também um ganho em serviços prestados ao cidadão, como, por exemplo, a emissão de carteiras de identidade”, avaliou.

O perito geral da Pefoce, Júlio Torres, celebrou o anúncio do incremento do número dos novos servidores e falou sobre a importância do crescimento do órgão. “Hoje somos uma das perícias mais bem equipadas do Brasil, graças ao governador Camilo Santana, que vem fazendo investimentos em novas tecnologias, ampliação de núcleos no interior do Estado e nomeações, foi assim na segunda turma do concurso anterior, e agora no atual. É um investimento importante do governo do estado em polícia científica, ou seja, na parte científica da secretaria de segurança pública, para que a SSPDS aumente os índices de resolutividade de todos os crimes em que a Perícia Forense pode contribuir auxiliando nas investigações da Polícia Civil”, destacou o perito geral da Pefoce.

“Esse aumento na convocação de servidores traz essa sensação de segurança a mais para a população cearense. Estamos extremamente felizes nessa data emblemática, em que a Pefoce conseguiu sua autonomia administrativa e financeira 14 anos atrás, possibilitando grandes avanços tenológicos”, disse.

Exposição

A exposição “Mundo Pefoce” será uma oportunidade para que a sociedade conheça um pouco mais sobre a atuação dos peritos, médicos peritos legistas e dos auxiliares de perícia. Os visitantes estarão em contato com os próprios servidores da Pefoce para ver de perto a viatura dos peritos, equipamentos utilizados em locais de ocorrências, instrumentos de laboratórios, trabalho papiloscópico e como os servidores da Pefoce desempenham suas atividades na delicada missão que é a produção de provas para desvendar crimes. O objetivo da ação é levar o trabalho da Pefoce para mais perto da sociedade, esclarecer como o trabalho da perícia acontece. A exposição acontecerá nos dias 28 e 29 deste mês, no piso L2 do shopping RioMar Kennedy. A entrada será gratuita.