Peritos passam a utilizar novo detector de metais em locais de crime

17 de dezembro de 2021 - 16:36 # # # # #

Texto: Wilson Lennon Foto: Sara Sousa - Ascom Pefoce

Os peritos criminais que atuam nas perícias externas e em locais de crimes agora contam com um novo detector de metais que vai permitir maior precisão na busca por vestígios, arma de fogo, estojos, projéteis e facas, dando mais otimização de tempo nas perícias. O novo detector de metal já é calibrado para atividade forense e emite sinais sonoros que variam de acordo com o tipo de metal encontrado pelo dispositivo, podendo ser utilizado também em varreduras subaquáticas. A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) recebeu seis destes equipamentos que foram enviados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O novo modelo possui mais funcionalidades que aperfeiçoam a identificação e a localização do objeto procurado, o que difere o atual detector para o antigo. “O uso de novas tecnologias na perícia criminal estabelece uma melhor qualidade na entrega dos laudos e na diminuição do tempo de espera”, segundo afirma o perito criminal Wellison Tavares, supervisor do Núcleo de Perícias em Engenharia Legal e Meio Ambiente (Nupelm).

Outra funcionalidade destacável é que o sensor é capaz de informar o objeto que está sendo identificado, como explica o perito Wellison Tavares. “Esse equipamento é sensível e consegue distinguir o material que foi encontrado, podendo ser uma cápsula, um projetil ou uma faca”, finalizou. Para conseguir diferenciar esses objetos, o detector emite um toque sonoro específico para cada material encontrado, aumentando o tom conforme o aparelho for se aproximando do objeto.

“Este tipo de recurso proporciona um grande avanço para a perícia em locais de crime porque possibilita uma varrição completa de vestígios em local de difícil acesso e pouca luminosidade. Sem o auxílio do detector, esses materiais que, quase que imperceptíveis ao olho humano, dificilmente seriam detectados”, esclarece o perito.

A aquisição de novas tecnologias permite melhorias no trabalho de todos que fazem a perícia forense, seja na perícia em locais de crime ou nos laboratórios. Esse avanço tecnológico possibilita maior precisão e rapidez nas buscas por vestígios, acelerando o processo de análises e proporcionando laudos mais eficientes e precisos.