Secretário da SSPDS entrega equipamento de última geração para perícias em documentos na Pefoce

7 de dezembro de 2021 - 18:09 # # # # # #

Texto: Sara Sousa /Ascom Pefoce Fotos: Paulo Victor/ Ascom SSPDS

O secretário Sandro Caron, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), realizou na tarde desta terça-feira (7) a entrega de um Duplo Comparador Espectral de Vídeo para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). O equipamento para perícias documentoscópicas é o que há de mais moderno no mercado e permite análises espectrais com luzes especiais, tais como infravermelho e ultravioleta. A Pefoce também recebeu um mouse espectral portátil que pode ser utilizado em operações ou em perícias externas. O investimento realizado no aparato foi de R$ 970 mil reais, proveniente do Fundo de Segurança Público e Defesa Social (FSPDS/SSPDS).

O maquinário destinado à Pefoce é de tecnologia bielorrussa e o único instalado em órgão de Polícia Científica no Brasil. O equipamento dispõe de um banco de dados com informações e elementos de segurança de diversos tipos de documentos; como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), carteira de identidade/Registro Geral (RG), passaporte, papel-moeda (dinheiro), selos fiscais, entre outros. O Comparador Espectral também será essencial para a análise grafoscópica (de escritas), o que permite um laudo mais robusto para as provas periciais.

“Mais uma vez, o Governo do Ceará traz para a segurança pública do Estado não só o que há de melhor no Brasil, mas o que há de melhor no mundo. Esse equipamento que chegou agora, e que está à disposição será usado para o combate ao crime, veio da Bielorrússia. É a ferramenta, hoje, mais moderna que existe para perícia documentoscópica. Então nós saímos, literalmente, da lupa que era usada para esse tipo de exame e temos agora um comparador espectral, que vai permitir muito mais eficácia no trabalho pericial. Sempre que nós falamos em investigação é necessário que haja uma Polícia Civil bem equipada, motivada e estruturada e também uma Perícia Forense bem equipada, motivada e estruturada. O grande salto no combate à criminalidade no Estado sempre buscando o melhor para todos os cidadãos cearense e a melhor da tecnologia disponível para os profissionais da segurança pública”, destacou Sandro Caron, secretário da SSPDS.

Já o perito geral da Pefoce, Júlio Torres, ressaltou que “a compra do comparador espectral de vídeo mostra, exatamente, a importância da tecnologia nas ciências forenses. Quando a gente faz aquisição de equipamentos com esse porte de tecnologia, com pioneirismo no mundo, mostramos que a Pefoce está construindo um caminho para elucidação de crimes com base em tecnologia de ponta”, disse.

Ainda de acordo com o perito geral, a Pefoce e a segurança pública do Ceará passam a ter um grande ganho em perícias de falsificação de documentos, falsificação de cédulas, registro civil público, uma gama de perícias que são investigadas pelo setor de Documentoscopia Forense da Pefoce.

Instalado no Núcleo de Perícias Documentoscópicas e Contábil (NUPDC) da Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec) da Pefoce, o novo investimento dá um vasto campo de ferramentas aos peritos criminais do setor, além de permitir a atuação externa com o mouse espectral portátil, o que antes era inviável sem a nova tecnologia.

De acordo com o perito criminal e supervisor do NUPDC, Hugo Alcântara, a perícia criminal documentoscópica cresce muito com o suporte dos equipamentos. “Eles dão a possibilidade de explorar mais detalhes que não eram possíveis de serem captados através de lupas portáteis e análise manual, como era feito antes. Pela sua forma acessível e flexível, o mouse passará a ser um equipamento importante e significativo na rotina do perito”, conta.

Pioneirismo

A Pefoce é o primeiro órgão de Perícia Técnico Científica do Brasil a adquirir o equipamento mais moderno em sua categoria. O Duplo Comparador Espectral de Vídeo – Regula 4308, além da Pefoce também é utilizado pelo Banco Central, para a análise de papel-moeda/ cédulas de dinheiro.