Pefoce recebe evento Novembro Azul promovido pela Abips/SSPDS

25 de novembro de 2021 - 16:35 # # # # #

Texto e Fotos: Francisco Monteiro - Ascom Pefoce

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) recebeu, na tarde desta quinta-feira (25), no auditório principal da instituição, mais uma edição do evento promovido pela Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Neste mês de novembro, o tema foi “Cuidado e Masculinidade”, visando reforçar e difundir conhecimento entre servidores e colaboradores da Pefoce sobre a prevenção ao câncer de próstata, como meio para tratar de outras questões que envolvem o universo masculino.

O evento trouxe uma roda de conversa sobre masculinidade, com o psicólogo David Laurindo. “O convite foi feito a partir da Abips, para contribuir de alguma maneira com o tema. As psicólogas de lá já me conheciam como psicólogo e, como estou dentro da segurança pública, elas acharam que seria interessante trazer uma fala para debater cuidado e masculinidade”, falou Laurindo.

A palestra teve como objetivo despertar o interesse e o questionamento sobre algumas práticas. A partir da interação com os presentes, foram discutidos assuntos sobre algumas práticas de não cuidado e como toda essa questão do machismo na sociedade causa mortes, tanto de outras pessoas, como suicídios, feminicídios, homofobia e outras questões tantas que permeiam o novembro azul.

Em seguida, foi apresentado um filme, com a participação do médico perito legista da Pefoce, Marcos Tadeu Ellery, sobre a conscientização a respeito do câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

“A gente já vem fazendo esse trabalho da Abips junto às vinculadas da SSPDS. Tivemos o Setembro Amarelo, o Outubro Rosa, que foi um sucesso, e agora chegou a vez do homem, porque o homem tem que se cuidar. O câncer de próstata é uma coisa séria e o câncer de próstata mata”, alertou Crislene Guedes, enfermeira da Abips e organizadora do evento.