Peritos criminais da Pefoce recebem treinamento em microscopia eletrônica

19 de novembro de 2021 - 17:53 # # # # # # # # #

Texto e fotos: Francisco Monteiro - Ascom Pefoce

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), em parceria com Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), promoveu o curso “Microscopia Eletrônica de Varredura como Ferramenta para Resolução de Crimes”, que se encerrará no sábado (20). O treinamento é ofertado aos peritos criminais do Núcleo de Química Forense (NUQFO), da Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf), e teve duração de 60 horas/aula.

O curso foi ministrado pela professora Sara Laís Rahal Lenharo, perita criminal federal aposentada e doutora em Engenharia Mineral, que é uma referência nacional no uso do microscópio eletrônico de varredura (MEV). A parte prática do curso foi trabalhada neste equipamento, que é uma poderosa ferramenta para análise de vestígios de várias áreas. Contou ainda com aulas teóricas no Centro de Estudos da Pefoce.

MEV

A professora Sara Lenharo elogiou o equipamento utilizado no curso. “A Pefoce dispõe de um microscópio muito novo, com uma excelente resolução. Trata-se de um equipamento caro, de topo de linha, e extremamente aplicável à área pericial, uma vez que ele trabalha as amostras através de análises morfológicas e químicas não destrutivas, ou seja, você preserva a prova material e isso é muito importante para o perito”.

A demanda maior é para a identificação de resíduos provenientes do disparo de armas de fogo (GSR). Para este exame, o MEV da Pefoce já está rodando otimizado e automatizado, mas ele também pode ser aplicado para inúmeras outras situações, como perícias em joias, metais, amostras biológicas, tintas, entre outros.

Análises precisas

A supervisora do NUQFO, Amanda Camelo, falou sobre as expectativas com a capacitação. “O curso vai propiciar que os peritos possam realizar a transição da técnica, que utilizava rodizonato, para a utilização da microscopia eletrônica, visando a identificação de GSR, dentre outras amostras. Isso possibilitará análises mais precisas nas amostras recebidas por este Núcleo, a fim de melhorar a qualidade e quantidade das perícias realizadas e, consequentemente, investigações policiais mais robustas e conclusivas”, pontuou.

Participaram do curso os peritos criminais Túlio Oliveira (coordenador da Calf), Amanda Camelo (supervisora do NUQFO), Francisco Morais, Wellison Tavares e David Queiroz (coordenador do curso).

Capacitação

Para atualizar conhecimentos e repassar novas técnicas e táticas de atuação aos profissionais de segurança pública do Estado, a Célula de Formação Continuada da Aesp/CE promove regularmente diversos cursos que contemplam tanto a área operacional como a administrativa das corporações, além de cursos de pós-graduação e outros voltados para ascensão funcional.