Peritos toxicologistas da Pefoce são capacitados em métodos analíticos para identificação de substâncias de interesse forense

12 de novembro de 2021 - 18:04 # # # # # # #

Francisco Monteiro - Ascom Pefoce

Encerrou-se, nesta sexta-feira (12), o curso “Métodos Analíticos para Identificação de Substâncias de Interesse Forense”, promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), em parceria com Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Direcionado aos servidores do Núcleo de Toxicologia Forense (Nutof), da Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf), a instrução capacitou sete peritos da Pefoce, dois do Rio Grande do Norte e um de Salvador (BA).

O curso foi ministrado pelo professor doutor e pesquisador da Unicamp (SP), José Luiz da Costa, que possui uma vasta experiência na área forense, já tendo exercido o cargo de perito pelo estado de São Paulo, e que atualmente integra o Laboratório de Toxicologia Analítica da Unicamp. Aliando seu conhecimento em toxicologia e química instrumental com a rotina da perícia, o professor José Luiz agradeceu ao convite de estar aqui e ministrar este curso. “A parceria e troca de experiências entre a perícia e a universidade é muito enriquecedora. É a partir de cursos como este, promovido agora pela Pefoce, que conseguiremos melhorar ainda mais a Toxicologia Forense brasileira”.

Equipamento de ponta

Organizado em partes teórica e prática, ministrada no laboratório do Nutof da Pefoce, o curso utilizou técnicas de Cromatografia Gasosa acoplado ao detector por Espectrometria de Massas em Série (GC-MS/MS), preparo de amostras e análises em fluidos biológicos. “Iremos aperfeiçoar nossos métodos existentes e desenvolver novas metodologias para o equipamento recentemente adquirido pela instituição, o GC-MS/MS, que trará grandes avanços para a Pefoce”, explicou a coordenadora do curso, perita legista Danielle Magalhães.

Participaram do curso os peritos legistas da Pefoce, Wanderley Pinheiro, Juliana Ibiapina, Mayane Melo, Vivian Romero, Fernanda Sousa, Janilson da Silva e Danielle Magalhães (coordenadora); as peritas do Rio Grande do Norte, Karine Coradini e Anne Caroline; e o perito de Salvador (BA), Gustavo Argolo.

Capacitação

Para atualizar conhecimentos e repassar novas técnicas e táticas de atuação aos profissionais de segurança pública do Estado, a Célula de Formação Continuada da Aesp/CE promove regularmente diversos cursos que contemplam tanto a área operacional como a administrativa das corporações, além de cursos de pós-graduação e outros voltados para ascensão funcional.

O treinamento, de 20 horas/aula, teve início na última quarta-feira (10).