Coordenador de Medicina Legal da Pefoce participa de congresso e fórum nacional

12 de novembro de 2021 - 19:16 # # #

Texto: Sara Sousa Foto: Francisco Monteiro - Ascom Pefoce

Representada pelo médico perito legista Renato Evando Moreira Filho, responsável pela Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) participará, neste sábado (13), do 1º Fórum Virtual de Medicina Legal e Perícias Médicas do Conselho Federal de Medicina. O evento nacional conta com médicos de diversos órgãos de perícia do país e visa a difusão do conhecimento médico-legal através da instituição que publica resoluções e pareceres técnicos, que vão nortear a atuação dos médicos peritos legistas no Brasil. O fórum nacional abre as atividades do 5º Congresso Brasileiro de Medicina Legal e Perícias Médicas, evento o qual Renato Evando vai participar de mesas de debates.

Troca de experiências

Como membro da câmara técnica com médicos especialistas, que possui integrantes de vários estados do país, o coordenador de Medicina Legal da Pefoce, no fórum nacional, participará do debate sobre responsabilidade ética do médico legista, tema relevante que discorre sobre a prática e o comportamento responsável dos profissionais médicos que atuam em investigações através das perícias médico-legais.

De acordo com Renato Evando, o fórum nacional, assim como o congresso da categoria, são momentos importantes em que são reunidos profissionais médicos peritos legistas do Brasil para trazer métodos, casos e debater a atividade da medicina legal para obter mais qualidade e respostas aos quesitos das investigações. “É onde temos a oportunidade de trocar informações com outros serviços do Brasil e implantamos na capital e nos núcleos do interior do Ceará, os aperfeiçoamentos e melhorias que adquirimos nesses encontros”, detalha.

O 5º Congresso Brasileiro de Medicina Legal e Perícias Médicas, organizado pela Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas (ABMLPM), inicia neste sábado e vai até terça-feira (16). Neste evento, Renato Evando participará de uma mesa de debate sobre Sexologia Forense – “Violência Sexual e Necropsia Forense: cuidados especiais”. Conforme o coordenador da Comel, esse tipo de perícia de casos de violência sexual ainda possui uma demanda elevada no Ceará e é essencial que os profissionais que atuam nestes casos tenham uma atenção especial para esse tipo de avaliação pericial medica.