Patologia Forense da Pefoce conclui que soldado do exército morreu por doença cardíaca

10 de novembro de 2021 - 17:44 # # # # # # #

Texto: Sara Sousa - Ascom Pefoce

O trabalho da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foi fundamental para a elucidação das circunstâncias acerca da morte de um soldado do Exército Brasileiro (EB) registrada no último dia 21 de outubro deste ano, durante um treinamento no município de Maranguape – Região Metropolitana de Fortaleza. O laudo foi concluído pelo Núcleo de Patologia Forense (Nupaf) e apontou que a vítima morreu por cardiomiopatia hipertrófica, um tipo comum de doença cardíaca, descartando que a morte do soldado tivesse ocorrido por violência ou fatores externos.

A doença, que é caracterizada pelo engrossamento do músculo do coração, faz com que seja mais inviável o órgão bombear o sangue. De acordo com o médico perito legista, Anderson da Silva Costa, após passar pelo exame de necropsia, por meio do qual não foram detectadas lesões externas no corpo, a Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) solicitou à Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forense (Calf) exame histopatológico que identificou a causa da morte pela doença cardíaca que a vítima já possuía.

Ainda conforme o supervisor do Nupaf da Pefoce, inicialmente, havia a suspeita de que a vítima teria sofrido um empurrão e batido a cabeça, gerando um traumatismo cranioencefálico. O médico destacou que durante as perícias realizadas o fato não se confirmou.

“A gente fez a averiguação e o exame patológico, composto por três fases: a macroscopia, realizada nos órgão que pudessem estar envolvidos/lesionados; em seguida, amostras desses órgãos passaram por um processador de tecidos e laminação, por fim, foram analisados microscopicamente, etapa em que foram localizadas as alterações características da cardiomiopatia hipertrófica”, concluiu ele.

Conclusão

Dentro dessa análise detalhada nos tecidos do coração da vítima, foi constatado que os músculos cardíacos encontravam-se anormalmente espessos em decorrência da cardiomiopatia hipertrófica. O coração estava com as paredes aumentadas, não conseguindo fazer o bombeamento adequado do sangue. “Ele tinha a doença cardíaca. Muito provavelmente teve uma arritmia por conta da cardiomiopatia hipertrófica e veio a falecer”, frisou o supervisor do Nupaf.

Os laudos periciais foram encaminhados para a Delegacia Metropolitana de Maranguape da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), que instaurou um inquérito policial. A unidade realiza oitivas e diligências para concluir o procedimento, inicialmente, registrado como morte suspeita.

Nupaf

O Nupaf é o núcleo da Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf) especializado em periciar amostras de tecidos e órgãos para detectar patologias, lesões e anomalias. Com a análise macro e microscópica, é possível elucidar diversos tipos de crimes, que apenas com a análise detalhada é possível obter mais informações que vão auxiliar na investigação da causa da morte. Casos de morte natural ou ocasionada por doenças também são detectáveis através da Patologia Forense.