Peritos da Pefoce participam do maior evento de Ciências Forenses da América Latina

6 de novembro de 2021 - 12:41 # # # # #

Texto: Francisco Monteiro - Ascom Pefoce

O perito geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio Torres, esteve presente na InterForensics, um dos maiores eventos de Ciências Forenses do mundo e o maior da América Latina, acompanhado de 13 peritos da Pefoce. O evento deste ano aconteceu em Foz do Iguaçu-PR, entre os dias 2 e 5 desta semana, e agregou no mesmo ambiente os acadêmicos, responsáveis por gerar informação, os peritos, envolvidos com a prática cotidiana, juristas, que se utilizam dos dados levantados, e a indústria, atenta em desenvolver novas tecnologias e ferramentas para o segmento.

A InterForensics acontece a cada dois anos e é considerada um dos mais renomados eventos mundiais de Ciências Forenses, integrando o calendário internacional de eventos do setor. Realizada pela Academia Brasileira de Ciências Forenses (ABCF), com o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), a edição de 2021 agregou diferentes esferas, apontando tendências, mostrando evidências e apresentando novas demandas. Os peritos da Pefoce voltam com uma rica bagagem, através da troca de conhecimentos e compartilhamento de informações, que serão aplicadas para a realidade da perícia cearense.

Capacitação

O cometimento de crimes em todo território nacional passa por constante evolução tecnológica e mudança de configuração, o que requer capacitação contínua dos peritos. Dessa forma, nove desses profissionais, de áreas de atuação variadas, foram enviados pela própria Pefoce para participarem do evento, apresentarem trabalhos e serem aqui disseminadores desse conhecimento adquirido.

Participaram da InterForensics as peritas legistas de DNA Forense, Ana Claudia Sobreira e Renata Yumi; peritas legistas de Toxicologia Forense, Juliana Ibiapina e Danielle Magalhães; os peritos criminais, Wellison Tavares, Álvaro Neuton e Júlio César Rocha; o perito criminal adjunto, Ireudo de Oliveira; e o coordenador da Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec), Fernando Viana. Os peritos criminais Wellison Tavares e Fernando Viana foram palestrantes.

Encontros nacionais

Durante a programação da InterForensics, aconteceu o Encontro do Conselho Nacional de Dirigentes de Polícia Científica (CONDPC), no qual o perito geral Júlio Torres representou a Pefoce, e reuniu dirigentes de cada Unidade da Federação e do Distrito Federal (DF). Ocorreu ainda o Encontro dos Gestores da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), do qual a perita criminal adjunta Teresa Cristina Rocha participou. O Encontro dos Gestores da Qualidade dos Laboratórios de DNA Forense teve a participação da perita legista Samyra Brasil. Os encontros foram promovidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).

Estiveram ainda presentes no evento, representando a Pefoce, o médico perito legista Marcos Tadeu Ellery e o perito odontolegista Helito Pereira, que participaram do curso “A importância da Arqueologia Forense em caso de enterros clandestinos”, com apoio do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). A capacitação reflete a parceria entre Pefoce e Cruz Vermelha, que visa o desenvolvimento da Antropologia Forense.