Coordenadora regional da Cruz Vermelha nas Américas visita Pefoce

29 de outubro de 2021 - 18:01 # # # # # #

Texto: Francisco Monteiro - Ascom Pefoce

O perito geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio Torres, recebeu a visita de membros do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), formado pela coordenadora regional forense das Américas, Dina Alejandra Jiménez; do assessor forense da delegação nacional, Frederico Mamede; e do assessor do programa para pessoas desaparecidas, Daniel Mamede. O encontro ocorreu nessa quinta-feira (28).

A comitiva foi recebida no gabinete do perito geral por uma equipe multidisciplinar da Pefoce, composta por coordenador de Medicina Legal (Comel), Renato Evando; pelo coordenador de Análises Laboratoriais Forenses (Calf), Túlio Oliveira; pela perita legista do Núcleo de Perícia em DNA Forense (NUPDF), Ana Claudia Sobreira; pelo responsável pelo Laboratório de Identificação de Desconhecidos (LID), Humberto Quezado; e pela supervisora da CALF, Andrea Saboya. Nesta reunião inicial foi ressaltada a importância da cooperação técnica entre as duas instituições, Pefoce e CICV.

Cooperação

Na oportunidade, a colombiana Jiménez destacou os trabalhos de interesse humanitário que a CICV realiza na região e a integração com os institutos de perícia das cidades do continente americano, nas diversas áreas forenses. Questões que envolvem a medicina legal, os desaparecidos, atendimento a grupos vulneráveis, desastres em massa, achados de cadáver e ossada foram temas propícios a este espaço de cooperação.

Intercâmbio

A visita foi o passo inicial para alinhar tratativas entre a Pefoce e locais com expertise, como Austrália e Chile, onde há neste último padrões estatísticos de casuística muito parecidos com a nossa realidade. A parceria com esses locais visa melhorias no nosso sistema de antropologia forense, com mudança de paradigmas e avanços tecnológicos, propondo convênios posteriores e intercâmbio com esses países, por intermédio da Cruz Vermelha. O objetivo principal é a busca de soluções para a questão dos desaparecidos, através do tratamento dado às ossadas encontradas, construção de bancos de dados e a identificação por DNA e papiloscopia.

Em seguida, Júlio Torres apresentou aos visitantes a estrutura da Pefoce. A coordenadora das Américas elogiou bastante e ficou impressionada com o que viu disponível nos diversos laboratórios.

CICV

A Cruz Vermelha ajuda pessoas afetadas por conflitos armados e outras situações de violência no mundo inteiro, fazendo o possível para proteger a vida e a dignidade delas, e também para aliviar o seu sofrimento. A organização busca também evitar o sofrimento com a promoção e o fortalecimento do Direito Internacional Humanitário (DIH) e a defesa dos princípios humanitários universais.