Perito legista da Pefoce participa de capacitação em São Paulo para padronização de exames

8 de outubro de 2021 - 11:46 # # # # # # # # #

Texto: Francisco Monteiro - Ascom Pefoce

O perito legista Wanderley Holanda está representando a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) no curso “Análises Cromatográficas de Alcoolemia e Voláteis em Sangue, Padronização de Técnica e Validação de Método”. A capacitação ocorre no prédio do Instituto Médico Legal da Polícia Científica do Estado de São Paulo desde o dia 4 de outubro, e se encerra nesta sexta-feira (8).

Promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em ação conjunta com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), a Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (SEGEN) e a Polícia Federal (PF), com apoio da Superintendência da Polícia Técnico Científica do Estado de São Paulo (SPTC/SP), a iniciativa faz parte do Projeto Minerva, para o fortalecimento das perícias criminais estaduais, e conta com a participação de peritos de 12 estados da federação, dentre eles, o Ceará.

O curso aborda fundamentos de toxicologia forense, para a realização de análises de dosagem de álcool (etanol) no sangue, exame conhecido como alcoolemia, e identificação ou quantificação de voláteis no sangue. O objetivo é a padronização dessas análises toxicológicas, para que todos os estados brasileiros adotem a mesma metodologia de alcoolemia e detecção de voláteis. Essa padronização busca a validação dos métodos empregados e os critérios de liberação dos resultados, para que os órgãos de perícia oficial entreguem exames com a maior qualidade possível.

Voláteis e Alcoolemia

O perito Wanderley explica que os voláteis são aqueles produtos que as pessoas podem inalar, como as colas, solventes ou a droga conhecida popularmente como “loló”, com os quais venham a se intoxicar. Há casos de trabalhadores que sofreram intoxicação com o composto químico tolueno, presente na composição de solventes, o que demanda a importância da detecção dessas substâncias nas análises periciais.

A alcoolemia é o exame mais solicitado às instituições de perícia de todos os estados. Segundo Wanderley, o Laboratório de Análises Laboratoriais Forenses (Calf) da Pefoce já realiza rotineiramente exames de alcoolemia de excelência e o curso vai servir para atualizações e apresentação a novas técnicas, para que os Estados trabalhem o mais parecido possível e com qualidade de excelência. “É um projeto que tem por objetivo passar o máximo da qualidade do exame, para que ele seja reprodutível em qualquer ente estadual”, conta.

Equipamento de ponta

A Pefoce dispõe dos mesmos equipamentos de ponta utilizados na capacitação, o que garante a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos no curso. “Estamos fazendo esse treinamento nos laboratórios do Instituto Médico Legal de São Paulo, com os aparelhos que já trabalhamos no estado do Ceará, que é o cromatógrafo a gás acoplado ao espectrômetro de massas (CG/EM). Os peritos estão fazendo esse treinamento através de uma orientação à padronização, para atingirmos um maior índice de qualidade possível nos nossos resultados”, finaliza o perito.

Projeto Minerva

O Projeto Minerva é uma iniciativa interinstitucional de aperfeiçoamento de peritos oficiais estaduais, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em uma ação conjunta entre a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a Polícia Federal (PF). O objetivo é a difusão de conhecimentos, técnicas e tecnologias relacionadas com a identificação e a análise de substâncias psicoativas, por meio das capacitações presenciais em regime de imersão total.