Governo do Ceará inaugura novo núcleo da Perícia Forense em Crateús

8 de outubro de 2021 - 17:14 # # # #

Texto: Francisco Monteiro - Ascom Pefoce | Fotos: Tiago Stille - Governo do Ceará

O Governo do Estado do Ceará inaugurou, na tarde desta sexta-feira (8), o novo Núcleo de Perícia Forense da Região Sertões de Crateús. A obra beneficiará mais de 342 mil cearenses de uma área composta por 12 municípios. A implementação do novo equipamento da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) contou com investimento de R$ 4,4 milhões, necessários à construção, aparelhamento e aquisição de novas viaturas para melhor atender às demandas da região.

O montante faz parte do conjunto de medidas do Governo do Estado do Ceará para a área da segurança pública, que trará mais agilidade no atendimento da população local. Com sede em Crateús, distante 351 quilômetros da capital Fortaleza, o mais novo núcleo da Pefoce atenderá as cidades de Ararendá, Croatá, Hidrolândia, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Ipu, Nova Russas, Novo Oriente, Poranga e Tamboril, além do município-base.

Reforço

Os investimentos do governo do Estado também somam esforços na ampliação do efetivo da Pefoce. Com o novo concurso público, está previsto o reforço operacional de 510 novos servidores (170 vagas imediatas e 340 para cadastro de reserva), para os cargos de médico perito legista, perito criminal, perito legista e auxiliar de perícia. Uma das prioridades do concurso é a ampliação do efetivo de servidores da Perícia Forense nos núcleos do interior do Estado, com início do curso de formação já para o mês de janeiro próximo.

A solenidade de inauguração contou com as presenças do governador Camilo Santana, do titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, do perito geral da Pefoce, Júlio Torres, do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, do prefeito de Crateús, Marcelo Machado, dentre outras autoridades.

Em seu discurso, antes da assinatura do documento e entrega da placa de inauguração do núcleo, o governador falou da angústia que sentia ao saber da longa espera das famílias da região, quando perdiam seus entes queridos e da relevância da interiorização da Pefoce: “Estamos entregando esse importante equipamento que é o Núcleo da Perícia Forense da Região de Crateús. Além de resolver um problema, muitas vezes humilhante, que é o acolhimento dessas famílias, a Pefoce tem um papel importante de inteligência, pois é a polícia científica estadual”, ressaltou Camilo.

O governador prosseguiu falando da importância da Pefoce para as investigações, quando acontece um crime no estado do Ceará: “Ela vai investigar, através dos seus laudos em balística das armas, dos levantamentos de provas nas cenas de crime, dotada de equipamentos que poucos estados brasileiros têm, capaz de identificar até por um fio de cabelo a pessoa que estava presente naquele crime, pela análise do DNA. Nós temos comprado tudo que há de melhor e mais moderno no mundo para atender a Perícia Forense do Estado do Ceará, que é uma das polícias mais bem equipadas de todas as perícias forenses do país”.

Concursos

Camilo Santana ainda lembrou que nenhum governador realizou tantos concursos na área da Segurança Pública do Ceará em tão pouco tempo e citou os números de seu mandato: “Estamos fazendo um concurso público para 2200 policiais militares, chamei todas as turmas dos Bombeiros e estamos concluindo outro concurso da Polícia Civil. Antes, eu já havia feito para 1500 e agora para mais 500 policiais civis. Para a Pefoce, eu já havia chamado todos do último concurso e agora estou chamando mais de 170 homens que vão praticamente dobrar o quantitativo, para garantir o funcionamento, inclusive aqui do núcleo de Crateús”.

O titular da SSPDS, Sandro Caron, discursou aos presentes: “Quero parabenizar a todos os envolvidos na Pefoce, que desde de março promovem uma revolução na gestão da Perícia Forense do Estado. Estamos aumentando em 40% os servidores com concursos públicos, e celebramos aqui essa entrega tão importante para a cidade e Região, com o nono núcleo da Pefoce no Ceará, ganha a população e ganha a polícia científica, pois, quando se fala numa investigação, é essencial o trabalho da polícia civil, mas também da polícia científica. Não mediremos esforços para trabalhar mais pela segurança pública do Ceará, e, aqui em Crateús, não será diferente”, relatou o secretário.

O perito geral Júlio Torres falou sobre a inauguração do Núcleo da Pefoce da Região de Crateús e da extrema importância do processo de interiorização da Perícia. “Esse é o nono núcleo a ser inaugurado e em breve teremos o 10.º núcleo de Perícia Forense. Isso mostra que a presença física da Pefoce no interior é essencial para sua atividade, no auxílio às investigações, na produção de prova pericial, para somar aos inquéritos policiais e à investigação da Polícia Civil”.

Júlio falou ainda da satisfação com a parceria e o apoio que vem sendo dado pelo governador Camilo Santana e pelo secretário de segurança pública, Sandro Caron, no sentido de investir na Pefoce, para que essa possa trazer uma sensação de segurança à população do estado do Ceará, através da contribuição da polícia científica para as investigações: “Nós que fazemos a Perícia Forense estamos extremamente felizes com a forma como está sendo conduzida pelo Governo do Estado a expansão da perícia, para que possamos atuar em todas as partes do Ceará, de forma a atender positivamente toda a população, trazendo respostas mais rápidas, tanto na questão da liberação dos corpos, como na parte de identificação de vestígios em local de crime”, disse.

Vacinas

Por fim, o governador afirmou que não vai descansar enquanto não vacinar toda a população do estado do Ceará: “Gostaria de lembrar da importância de todos se vacinarem. Estamos aguardado a autorização para vacinar as crianças abaixo de 12 anos. A vacina tem se mostrado eficiente na redução dos casos. Atravessamos uma das maiores crises sanitárias da história da humanidade, na qual fui muito criticado, mas sempre acreditei que a vida não tem preço, pois ela não volta atrás”, encerrou Camilo.