Servidores da Pefoce participam de treinamento do CRAVV para atender vítimas de violência

26 de agosto de 2021 - 10:59 # # # # # # # #

Texto: Francisco Monteiro | Fotos: Francisco Monteiro e Divulgação - Ascom Pefoce

Estiveram reunidos, no auditório da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), servidores lotados nos núcleos de Juazeiro do Norte, Russas, Quixeramobim, Iguatu, Canindé, Tauá e da Capital, para participarem de treinamento e orientação sobre os fluxos de encaminhamento das vítimas aos serviços ofertados pelo Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência (Cravv), nessa quarta-feira (25).

O Cravv é um serviço da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), que oferta apoio psicossocial e orientação jurídica às vítimas diretas e indiretas de homicídio, tentativa de homicídio, latrocínio, tortura, estupro e estupro de vulnerável. O atendimento pelo Centro é feito após encaminhamento da Ouvidoria Estadual de Direitos Humanos, Ministério Público, Defensoria Pública e programas de proteção.

Cravv

O evento foi promovido pela Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) da Pefoce e contou com a participação de uma equipe do Cravv, composta pela coordenadora, assessora jurídica, assistente social e psicóloga. “A Pefoce já possui fluxos de encaminhamento de vítimas para o Cravv. O objetivo do evento é apresentar aos nossos servidores os serviços ofertados pelo Cravv, quem pode ser encaminhado e como encaminhar”, ressaltou a médica perita legista Ana Leopoldina, supervisora do Núcleo de Atendimento Especial à Mulher, Criança e Adolescente (Namca) da Pefoce.

Interação com a Pefoce

A ideia principal é melhorar o processo de garantia e acesso de direitos à população, através da interação e participação ativa entre as instituições que fazem parte desse atendimento. O Cravv oferece assistências jurídica, psicológica e social a vítimas ou familiares de vítimas de violência, através de um atendimento humanizado a pessoas em situação de vulnerabilidade, cujo quadro se agrava mais ainda quando sofrem violência.

“É uma parceria que visa o cuidado com o encaminhamento das vítimas de violência e de seus familiares, para sabermos para onde encaminhar, principalmente no interior do Estado, onde a realidade é um pouco diferente da capital”, explica a perita legista da Pefoce, Ana Claudia Sobreira. O objetivo é a divulgação do papel do Cravv e dos programes de proteção que existem, visando um melhor atendimento das vítimas e de seus familiares.

Supesp

Participou ainda do treinamento a assessora Marysol Dantas de Medeiros, da Diretoria de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública (DIPAS), da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), instituição vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Dia da infância

O treinamento ocorre na semana da infância. Para saber mais sobre o trabalho do Namca e de outras iniciativas desenvolvidas pela SSPDS em alusão ao Dia da Infância, comemorado no último dia 24, clique aqui.