Servidor da Pefoce conclui Curso de Operador de Drone voltado para a Segurança Pública

18 de agosto de 2021 - 16:42 # # # # # #

Texto: Francisco Monteiro - Ascom Pefoce | Fotos: Leandro Freire - Ascom Aesp

Encerrou-se, na manhã desta quarta-feira (18), o Curso de Operador de Drone voltado para a Segurança Pública. A capacitação, promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), teve duração de 44 horas/aula e treinou os policiais para a utilização, nas operações, de RPAS, sigla em inglês de Remotely Piloted Aircraft System, termo técnico e padronizado internacionalmente para se referir aos sistemas de aeronaves remotamente pilotadas e que são utilizadas com propósitos não recreativos.

O curso foi composto por aulas teóricas e práticas, que abordaram assuntos como segurança de voo, introdução a fotografia e filmagem aérea, legislação aplicada ao uso de RPAS e manutenção básica destes equipamentos e contou com a participação de 19 profissionais da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).

Desde 2018, a Aesp já formou três turmas do Curso de Operador de Drone voltado para a Segurança Pública, capacitando cerca de 100 agentes. Nesta edição de 2021, a Pefoce esteve representada pelo auxiliar de perícia e atual supervisor do Núcleo de Perícia Forense na Região Norte do Estado, Antonio Garofalo Junior, que falou das suas impressões:

“A experiência foi fantástica, nos despertando até o interesse de prosseguir com módulos avançados, porque a tendência é cada vez mais nos utilizarmos da tecnologia dos drones na segurança pública. Na área pericial, vejo a aplicação em muitas situações, como a análise remota de locais de difícil acesso, muito comuns em nossa região, para a busca de vestígios ou corpos de delito, sobrevoos em locais de explosão, como bancos, enfim, é uma ferramenta que vai auxiliar bastante a Pefoce”.