Alunos do curso de formação de delegados visitam Ciops e Pefoce

16 de agosto de 2021 - 15:56 #

Na reta final do curso de formação para ingresso na Polícia Civil do Ceará, os alunos do curso de delegado, em capacitação na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), visitaram, nesta segunda-feira (16), a sede da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

De acordo com o diretor de planejamento e gestão interna da Aesp, delegado Nartan Andrade, a atividade, denominada de estágio operacional supervisionado, faz parte da matriz curricular do curso e visa apresentar ao delegado o dia a dia das instituições, familiarizando-o com as rotinas administrativas, operacionais e demais procedimentos das funções de Polícia Judiciária.

“O objetivo do estágio é interagir. Então, nós pensamos de fazer um momento diferente, que foi essa visita institucional à Pefoce, porque o delegado trabalha muito em conjunto com a perícia; e à Ciops, que é outro setor no âmbito da segurança que os delegados sempre utilizam e sempre necessitam desse espaço. Além disso, também estão previstas, a visita deles nas delegacias de polícia acompanhando procedimentos orientados pelos delegados, pelos escrivães e inspetores. O que eles aprenderam ao longo de 5 meses foi teoria e agora vendo como é que se operacionaliza na prática”, pontuou Nartan.

Ciops

Na sede da Ciops, no bairro São Gerardo, os alunos da Aesp conheceram toda a estrutura da coordenadoria que é composta pelos núcleos de Teleatendimento, de Despacho, de Videomonitoramento, de Estatística e de Comunicação, e acompanharam de perto como funcionam as ferramentas e procedimentos adotados pela unidade, desde a ligação até o atendimento das ocorrências.

Para o aluno do grupo 3 do Curso de Formação de Delegados, Marlio Cidrack, que já trabalhou como Guarda Municipal de Fortaleza e também na Autaquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), instituições que também integram a estrutura da Ciops, a visita foi muito proveitosa. “É bem gratificante você acompanhar como partem as informações primárias, que vem do cidadão para os Órgãos de segurança. E essa interação é bem interessante, com todas essas instituições em um local só”. Ele aproveita e reforça o sonho de ser delegado. “É um sonho desde o tempo de faculdade. É um cargo que a gente vê que é muito importante para as questões sociais e de justiça”, declarou.

Pefoce

Na Pefoce, a turma de alunos visitou as instalações e laboratórios da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf), Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec) e Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB). Em cada coordenação, os futuros delegados aproveitaram para tirar dúvidas com servidores da Pefoce e conhecer de perto como são realizadas as perícias que lhes serão úteis no futuro.

“A visita do Curso de formação é de extrema importância, primeiro pela divulgação do marco histórico da Secretaria de Segurança que é a publicação do Manual de quesitação, onde estreita os laços da Polícia Civil com a Pefoce e também mostra qual a carta dos serviços, os exames que são executados pelos servidores da Pefoce, quais as dúvidas que podem ser sanadas, e essa integração que é o ponto forte entre Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Pefoce… Então, esse momento é de extrema relevância tanto para Pefoce pelo recebimento dos servidores da Polícia Civil, quanto para os próprios delegados em formação, onde eles já vão conseguir projetar e terem um cenário para quando estiverem atuando, eles saberem onde eles podem identificar qual é o caso e atrelar esse caso a esse tipo de exame e isso contando com a palavra integração das forças de segurança”, explicou o Túlio Oliveira, coordenador da Calf.

O aluno do grupo 2 do Curso de Formação de Delegados, Erick Daniel, também destacou a importância da atividade. “Essa visita estava sendo muito aguardada por todos nós para conhecer o lado científico da investigação. A gente sabe que cada vez mais os meios de obtenção de provas são obtidos através da perícia e não só pela investigação ou por “achismos”. Como autoridade policial a gente quer essa proximidade com a perícia, com a Pefoce, para que possamos desenvolver investigações cada vez mais técnicas”, avaliou.

O curso de formação da Polícia Civil iniciou em maio deste ano e tem previsão de conclusão ainda neste mês de agosto. As visitas técnicas acontecem até o próximo dia 20, e percorrerá ainda as principais delegacias da Capital e Região Metropolitana.