Pefoce recebe visita técnica de peritos engenheiros do ITEP-RN para troca de informações

13 de agosto de 2021 - 17:54 # #

Texto/Fotos: Francisco Monteiro - Ascom Pefoce

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) recebeu a visita técnica de peritos criminais engenheiros civis e do chefe de gabinete do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) do Rio Grande do Norte. O encontro ocorreu, nessa quinta-feira (12), e teve como finalidade a troca de informações entre os peritos de engenharia para a execução de projetos complementares para a reforma da sede do ITEP, situada em Mossoró, no estado vizinho.

Participaram da reunião inicial o perito geral e a coordenadora de planejamento e gestão da Pefoce, Júlio Torres e Ana Paula Sobreira, respectivamente, os peritos criminais Luís Paulo e Marcos Daian, o chefe de gabinete Tiago Tadeu, o agente técnico forense Sidarque Sales e a assessora administrativa Júlia Maria, todos pertencentes à estrutura do ITEP-RN.

Visita técnica

Em seguida, os visitantes partiram para uma visita técnica às instalações da Pefoce, acompanhados da coordenadora e perita criminal Ana Paula Sobreira, do supervisor e perito criminal adjunto Lauro Júnior, do coordenador e perito criminal Túlio Oliveira e da supervisora e médica perita legista Roberta Pimenta. Os convidados conheceram o funcionamento de todas as coordenadorias do órgão e trocaram experiências em cada setor com os peritos e auxiliares de perícia da Pefoce, que demonstraram o funcionamento de equipamentos, técnicas de manuseio, em especial os de maior complexidade, além de detalhes sobre infraestrutura de redes, esgotamento sanitário, estação de tratamento de água e esgoto, tratamento do ar do necrotério, especificações sobre pisos, instalações elétricas e logística de almoxarifado.

“A visita foi bastante esclarecedora. Conseguimos sanar algumas dúvidas e obter conhecimentos para utilizarmos na realização dos projetos que estamos desenvolvendo para a nossa regional na cidade de Mossoró. Esse intercâmbio foi de extrema importância, até para melhorar o sistema de perícias que nós temos lá, otimizando os investimentos do nosso Estado na busca pela Justiça”, comentou Marcos Daian, perito criminal do ITEP.

Laboratório de excelência

A incursão foi finalizada na Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (CALF), onde o perito Daian ainda observou: “Toda a área laboratorial forense aqui é bem desenvolvida. O plano de laboratório que vocês têm aqui é de excelência, que é o que queremos buscar como modelo para a nossa regional em termos de procedimentos e infraestrutura”.

Referência nacional

Sobre a ação de cooperação e solidariedade entre os órgãos periciais, o chefe de gabinete do ITEP-RN, Tiago Tadeu, assim pontuou: “Sabemos que a Pefoce é uma referência nacional em estrutura física e técnica. Estamos passando por um crescimento estrutural em nossas unidades, inclusive em nossa nova sede, então, viemos buscar aqui referências de estrutura. A gente agradece a visita à nossa coirmã Pefoce e nos colocamos à disposição no Rio Grande do Norte.”