Comitiva da Senasp visita Perícia Forense para tratar da qualidade de vida dos servidores

12 de agosto de 2021 - 12:18 # # # #

Texto: Francisco Monteiro | Fotos: Sara Sousa - Ascom Pefoce

Estiveram presentes na manhã dessa quarta-feira (11), na sede da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), para tratar do Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública e Defesa Social (Pro-Vida). O objetivo é promover e prevenir a saúde física e mental, além da segurança no trabalho dos profissionais de segurança pública, bem como de seus familiares, buscando proporcionar qualidade de vida, fortalecimento e condicionamento físico para suas atividades laborais e bem-estar.

Senasp, Pefoce e Abpis

A comitiva da Senasp foi composta por Diemerson Gomes Santana, assistente técnico (representando o coordenador-geral de políticas para os profissionais de Segurança Pública); Sidiclei Silva de Araujo, servidor mobilizado da Coordenação de Saúde e Segurança; e Laelio Soares de Andrade Júnior, servidor mobilizado da Coordenação de Qualidade de Vida da Senasp.

Os três representantes da Senasp estiveram reunidos com a direção superior da Pefoce, formada pelo perito geral, Júlio Torres, pelo diretor de planejamento e gestão interna, Renato Jevson, os responsáveis pelas coordenadorias do órgão, Túlio Oliveira, Ana Leopoldina, Charlton Bezerra, Ricardo Filgueiras, Lauro Júnior e João Mesquita, além das psicólogas Isabela Rodé e Bruna Gadelha, gestora da Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS).

Conhecendo as instalações

Em seguida, os presentes participaram de uma visita guiada pelos laboratórios, salas de exames e salas de atendimento, a fim de conhecer o ambiente onde os profissionais de segurança pública da Pefoce exercem suas atividades. O assistente técnico da Senasp, Diemerson Santana, nos relata suas impressões: “É a primeira vez que a Senasp vem conhecer in loco as instalações de qualidade de vida para o profissional de segurança pública. Aqui no Ceará a gente teve uma surpresa muito positiva, porque as instalações são boas. Aqui a gestão está realmente preocupada com a qualidade de vida do profissional de segurança pública. A nossa expectativa é que essa divulgação das ações do Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança venha a fortalecer o projeto”, disse.

Olhar especial

O perito geral também falou da relevância do programa para a realidade do trabalho desenvolvido na Pefoce: “Lidar com a dor das famílias que vêm reconhecer os corpos de seus entes queridos e proceder a liberação faz parte também da nossa atividade. É preciso ter um olhar especial para esses servidores, para que a gente não faça isso de uma forma automática. Cumprir nosso dever de forma eficiente, acolhendo aquela família e fazendo o seu trabalho técnico, mas de uma forma humanizada. Eu tenho certeza que teremos grandes parcerias em muitos projetos a serem desenvolvidos nas diversas áreas que envolvem a saúde, qualidade de vida e bem-estar do servidor da segurança pública. Nós temos essa visão de realmente dar uma valorização do material humano, que é o que temos de melhor”, pontuou.