Pefoce recebe estagiários para atuarem na Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses

1 de julho de 2021 - 17:23 # # # # # # # # # #

Texto: Sara Sousa - Ascom Pefoce

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) recebeu, na manhã desta quinta-feira (1º), uma turma com novos estagiários que irão atuar na Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf), na sede do órgão, em Fortaleza. São 20 estagiários graduandos dos cursos de Farmácia e Biomedicina, que desempenharão atividade supervisionada nos laboratórios da Calf.

A recepção dos novos estagiários ocorreu no auditório da Pefoce e contou com a presença do coordenador da Calf, Túlio Oliveira, e de supervisores de diversos laboratórios que apresentaram cada núcleo. O evento ocorreu em formato presencial, cumprindo todas as normas de segurança sanitária em prevenção ao coronavírus (Covid-19).

Os novos estagiários são alunos do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) e da Faculdade Pitágoras, que vão desempenhar atividades laboratoriais junto aos peritos e peritas do Núcleo de Perícia em DNA Forense (NPDF), Núcleo de Química Forense (NUQFO), Núcleo de Toxicologia Forense (Nutof) e no Núcleo de Patologia Forense (Nupaf).

De acordo com Túlio Oliveira, a vinda dos estagiários é bastante engrandecedora para o órgão e favorece trocas de experiências importantes para todos. “A presença de estagiários na Pefoce é um estreitamento com a academia. Por sermos um órgão técnico-científico, temos essa necessidade de parcerias e contato com as universidades. Nós recebemos esse suporte, que auxilia no trabalho dos peritos e repassamos conhecimento e técnicas para os futuros profissionais”, explica.

Programa de estágio

O ingresso dos estagiários na Pefoce ocorre por meio de um programa facilitador de estágio realizado pela Coordenadoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Cogep) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE). Para estagiar em algum órgão da segurança, é necessário que a faculdade tenha convênio de parceria com a SSPDS e que os alunos interessados estejam matriculados na disciplina de “Estágio Obrigatório”. O quantitativo de vagas e as áreas de atuação dependem da necessidade de cada órgão. O contato e o cadastro dos alunos para o programa de estágio é realizado pela própria instituição de ensino junto à SSPDS.