Maio Amarelo: condutores de veículos da Pefoce participam de treinamento da Aesp

28 de maio de 2021 - 18:49 # # # # #

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), em parceria com a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), realizou uma capacitação para os condutores de viaturas da Pefoce. A iniciativa foi realizada em alusão ao “Maio Amarelo”, mês voltado para os cuidados e prevenção de acidentes no trânsito. O treinamento aconteceu no formato online, nessa quinta-feira (27) e foi destinado aos colaboradores da Pefoce da Capital e dos núcleos no Interior do Estado.

O evento contou com a participação do perito geral da Pefoce, Julio Torres, e do diretor geral da Aesp, Clairton Abreu. Eles fizeram a abertura da aula online destacando a importância do Maio Amarelo, principalmente para os condutores da segurança pública que estão em constante deslocamento para as ocorrências no Estado.

A ação foi ministrada pelo tenente-coronel PM Carlo Barreto, instrutor da Aesp, que ministra o curso de condução de veículos de emergência. O momento, além de reforçar os cuidados e atenção ao volante, abordou instruções para a condução segura dos veículos, especificamente, com as referências dos modelos de automóveis utilizados pela Pefoce.

Foram abordados temas como as competências do condutor de veículo de emergência, técnicas de segurança, técnicas de condução segura, regulagem do assento e do encosto de cabeça, ajuste da distância em relação ao volante, ajuste ideal dos retrovisores, airbags, principais vícios de direção dos condutores, dentre outros.

O instrutor da Aesp, Carlo Barreto, destacou também técnicas sobre a condução de veículos em terrenos adversos, tais como piçarra, lama, areia da praia e explicou quando se deve acionar a tração nas quatro rodas reduzida (4WD low), para as Fiat Toro, um dos veículos conduzidos pelos motoristas da Pefoce. Além de destacar pontos importantes para os condutores das viaturas com carroceria baú acoplada, que são os veículos para o recolhimento de corpos.

Um dos participantes da palestra, o supervisor do Núcleo da Pefoce na Região Norte, Antônio Garofalo, avalia que o momento foi muito importante para todos, e que muitas instruções dadas na aula esclareceram os condutores. “Na região Norte do Estado, atendemos ocorrências em área serrana, de praia ou de difícil acesso, onde precisamos nos deslocar com nossas viaturas da Pefoce. Foi muito proveitosa essa capacitação, em diversos aspectos”, avaliou Antônio Garofalo.

Quem também participou da capacitação e considerou o momento importante foi o motorista Edson Sousa. “Foi um curso muito bem aproveitado pelos motoristas da Perícia Forense, das várias viaturas, das maiores, 4×4 e dos veículos menores. Então foi importante as instruções para dirigir em terreno com areia, com barro, várias localidades e situações de difícil acesso em que a viatura poderia atolar. Foram tiradas muitas dúvidas, e nós vamos aplicar as instruções nas novas viaturas”, disse.

Ao final, o instrutor da Aesp se mostrou surpreso pelo engajamento de todos e pela atenção demonstrada pelos participantes. “O ‘Maio Amarelo’ na Pefoce superou minhas expectativas. Foi um importante momento para reforçar para eles [motoristas da Pefoce] instruções para que dirijam de forma defensiva, sem abuso do veículo e com a manutenção em dia, para que sempre dirijam com segurança”, destacou.