Secretário da Segurança Pública faz visita à Perícia Forense para tratar de demandas da vinculada

26 de maio de 2021 - 18:32 # # #

Texto: Francisco Monteiro | Fotos: Francisco Monteiro e Sara Sousa

O titular da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, e o secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna, Adriano Sales, se reuniram, na tarde desta quarta-feira (26), com a cúpula da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), formada por seu perito geral, Júlio Torres, o perito geral adjunto, Atila Einstein, e o diretor de Planejamento e Gestão Interna, Renato Jevson. No encontro, foram tratados assuntos de interesse comum da Pefoce e da SSPDS, de acordo com a política do secretário de se fazer presente na realidade de suas vinculadas.

A iminência do concurso público para os cargos de carreira da polícia científica do Ceará foi pauta da visita à sede da Pefoce, assim como o monitoramento das obras dos mais novos núcleos de perícia no Interior do Estado. Eles estão situados nos municípios de Crateús, na região dos Sertões de Crateús, e em Itapipoca, na região do Litoral Oeste/ Vale do Curu. A expectativa é que, em tempo recorde, todos esses processos estejam concluídos.

“Fizemos questão de fazer uma visita ao Dr. Júlio Torres e a todos integrantes da Pefoce. Tivemos uma rápida conversa para tratar de assuntos, como a questão das futuras instalações dos postos de Itapipoca e Crateús, e vários pontos aqui de interesse da Perícia Forense e da SSPDS, dentro da linha que temos de realmente circular nas estruturas da secretaria, conhecendo a realidade, pois isso nos facilita justamente na tomada correta das decisões”, sintetizou Sandro Caron.

Projetos

Projetos futuros e inovadores para a segurança pública que englobam a Pefoce também foram citados. O secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna da SSPDS, Adriano Sales, abordou os acordos de cooperação técnico-administrativa entre os municípios e a Perícia Forense, no que diz respeito à contratação de pessoal.

O perito geral também falou com entusiasmo de três projetos que envolvem a emissão de documentos de identidade, cuja responsabilidade é da Pefoce, e que contemplam uma parcela sensível de cidadãos cearenses. Foram discutidas parcerias com a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), para emissão de RG de crianças em idade escolar, parceria com clínicas que atendem pessoas do espectro autista (o projeto Identidade Azul), sem qualquer ônus para o Estado, e o tão sonhado RG Digital, que conta com todos os esforços do governador do Ceará, Camilo Santana.

Equipamentos de alta tecnologia

Por fim, Júlio Torres acompanhou o secretário da Segurança Pública estadual na visita a alguns setores da Perícia. No Laboratório de Impressão Papiloscópica (LIP), foi demonstrado diversos tipos de técnicas de revelações papiloscópicas e suas aplicabilidades em casos reais de identificação de autoria de crimes. Nos setores de engenharia e balística, foram apresentados equipamentos de alta tecnologia, como o scanner a laser 3D, o tanque de recuperação de projéteis e o microcomparador balístico.

O scanner a laser 3D de alta performance é um equipamento do Núcleo de Engenharia Forense, para análise de casos mais complexos, que pode ser utilizado em espaços abertos e fechados. Ele produz imagens bidimensionais (2D) e tridimensionais (3D) dos lugares a serem periciados, trazendo mais informações e proporcionando uma otimização do tempo de perícia.

O tanque de recuperação de projéteis consiste num equipamento em formato de um grande cilindro metálico, preenchido por uma solução líquida, onde os peritos realizam um disparo em seu interior de forma segura. O Núcleo de Balística Forense dispõe também de outro equipamento de excelência utilizado pelas principais polícias científicas do mundo. De tecnologia suíça, a Pefoce foi pioneira no Brasil na aquisição do microcomparador balístico, que possibilita realizar comparações rápidas e precisas, proporcionando respostas rápidas à sociedade.