Pefoce confirma participação de suspeito envolvido em tentativa de latrocínio contra PM por meio da papiloscopia

27 de abril de 2021 - 19:08 # # # # # #

Texto e Foto: Sara Sousa - Ascom Pefoce

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), por meio do Núcleo de Perícia Externa (Nupex) e do Laboratório de Identificação Papiloscópica (LIP), em atuação integrada com a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), confirmou a participação de um dos suspeitos envolvido no latrocínio tentado contra um policial militar da reserva. O crime aconteceu no último dia 12, no bairro Jardim das Oliveiras, na Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza. A identificação do suspeito foi realizada por meio da papiloscopia e auxiliou na investigação do caso. Até o momento, três homens suspeitos de envolvimento no crime foram presos pela PCCE.

A Pefoce foi acionada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em conjunto com as demais forças de segurança, para realizar os primeiros levantamentos acerca do crime, que teve como vítima um PM da reserva. Os peritos criminais do Nupex, Oliveira Júnior e Rômulo Lima, foram deslocados para o local. Uma composição da Polícia Militar do Ceará (PMCE) localizou o veículo utilizado no crime e, na perícia realizada no automóvel, os peritos conseguiram revelar impressões digitais de um dos suspeitos. O vestígio foi encaminhado ao LIP.

De acordo com o Rômulo Lima, além das impressões digitais de um dos suspeitos, a perícia também realizou a coleta de vestígio biológico no veículo e encaminhou o material para ser analisado pelo Núcleo de Perícias em DNA Forense (NUPDF). O perfil genético foi extraído pelos peritos legistas do DNA Forense da Pefoce e está disponível para a realização de confronto genético para contribuir com a investigação do caso.

Papiloscopia

Com as imagens do levantamento do local de crime, foi realizada a perícia papiloscópica. “Tratamos todo o material e fizemos uma busca no banco de dados da CIHPB, a partir da indicação de quatro suspeitos. O sistema trouxe alguns perfis e realizamos uma triagem através do prontuário civil e identificação criminal do suspeito. Conseguimos levantar os tipos fundamentais da impressão digital e, depois, 12 pontos característicos que resultaram na identificação positiva, seguindo o padrão internacional de papiloscopia”, explica o auxiliar de perícia e doutorando em Física, Farnésio Vieira.

Investigação

A Polícia Civil prendeu, na noite desta segunda-feira (26), o terceiro homem suspeito de envolvimento no latrocínio tentado contra o policial militar da reserva. O suspeito foi preso, no município de Maracanaú, por meio de mandado de prisão. A Polícia havia prendido outros dois suspeitos no último dia 13.