Servidores da Pefoce compartilham propósito de deixar um legado através da escrita

23 de abril de 2021 - 18:46 # # #

Texto: Sara Sousa Fotos: Sara Sousa e Francisco Monteiro - Ascom Pefoce

Como órgão técnico-científico, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) reúne servidores especialistas em diversas áreas do conhecimento que aplicam suas habilidades para fins jurídicos e periciais, disciplinados pela legislação vigente. No entanto, o habitual trabalho produzido por esses servidores vem deixando de constar apenas nos autos dos processos e inquéritos. Muitos deles transmitem o amor pelo ofício através da escrita, transformando em literatura as vivências do mundo das ciências forenses e criminalística.

“Eu me dedico à parte científica e à parte literária propriamente dita. Existe uma afinidade natural do profissional de Medicina em relação à literatura. Tanto a literatura científica quanto a literatura como arte propriamente dita. Talvez pelo próprio ofício do médico de ouvir as pessoas, muitas vezes em situação de dor e de sofrimento, que acaba desenvolvendo, de alguma maneira, uma certa sensibilidade para essas questões. E na segurança pública, naturalmente, a gente acaba também exacerbando isso”, conta o médico perito legista, Renato Evando, quando explana sobre sua veia autoral.

O desejo de resgatar memórias e eternizar fatos sobre a Medicina Legal cearense foi algumas das motivações para a dupla elaborar o livro “Corpus Delicti”. De acordo com Sângelo Abreu, como médicos peritos legistas, os dois autores e muitos outros profissionais da área tinham a curiosidade de estudar mais sobre o passado da atividade no Estado. “Tínhamos essa curiosidade de saber como surgiu a atuação da nossa atividade no Ceará, e não encontrávamos muitas referências. Então, após dois anos de pesquisa e entrevistas, decidimos reunir tudo em um único lugar”, explicou.

Além da escrita na área técnica de sua profissão, Renato Evando, também se dedica a literatura com viés artístico, explorando, principalmente, narrativas do cotidiano através da poesia, conto e crônica. “Elas são muito afeitas a esse tipo de situação, então, acaba servindo como uma vertente para desenvolver esse lado da sensibilidade”, conta. O médico perito legista é integrante da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, a chamada Sobrames, que possui uma regional no Estado do Ceará, onde os autores se reúnem periodicamente para dialogar sobre literatura, contos e crônicas.

Contribuição acadêmica

Ainda no campo da Medicina Legal, a Pefoce possui um outro médico perito legista escritor, Ivon Teixeira, que lançou, no ano passado, o livro “Manual Prático de Medicina Legal”. A obra tem como público alvo acadêmicos dos cursos de Direito e Medicina, mas conforme o autor, também pode interessar a curiosos e amantes da temática. De acordo com Ivon Teixeira, que além de médico perito legista também é professor universitário, a ideia de escrever o livro surgiu em sala de aula, quando seus alunos do curso de Medicina pediam um material mais direto que tirasse as dúvidas de forma mais rápida. A obra foi escrita pelo médico perito legista e duas alunas do curso de Medicina, Vanessa Martins Alves e Isabel Gaspar Monte.

Área científica

Os livros também são a principal fonte de pesquisa e referência para a comunidade científica. E, especialmente nessa área, em que a Pefoce desenvolve sua atividade, é natural que surjam obras mais específicas voltadas para esclarecimentos, pesquisas, análises, perícias de casos emblemáticos, entre outros. Nessa seara, a Pefoce possui seus prodígios. No âmbito da perícia de engenharia elétrica, o perito criminal e engenheiro eletricista, Fernando Viana, deu sua contribuição para o livro “Perícia em Furto de Energia Elétrica – da inspeção administrativa ao exame pericial”, do também perito criminal e engenheiro eletricista, Sérgio Maia, do Instituto de Polícia Científica da Paraíba.

Segundo Fernando Viana, o livro foi uma forma de preencher lacunas sobre procedimentos a serem realizados por peritos. Os dois peritos já trabalham em uma segunda obra. “Estamos trabalhando em um próximo livro também na área da Engenharia Elétrica, mas, especificamente, em exames periciais em mortes violentas envolvendo eletricidade. Com este livro, buscaremos abordar procedimentos relacionados aos levantamentos de vestígios, as principais características, estudos de casos e, sobretudo, trazer instruções que possam auxiliar os peritos, de forma geral, no atendimento a locais dessa natureza”, esclarece.

 

Onde encontrar os livros citados ?

 

Corpus Delicti: Medicina Legal no Ceará – Centro de Estudos da Pefoce (85) 3101.5071

Manual Prático de Medicina Legal – Através do e-mail: ivonteixeira@yahoo.com.br

Perícia em Furto de Energia Elétrica – Da Inspeção Administrativa ao Exame Pericial –

no site da Millennium Editora.