Pefoce recebe visita do secretário executivo da SSPDS e cúpula da Polícia Civil

16 de abril de 2021 - 15:24 # # # # # #

Texto: Sara Sousa Fotos: Francisco Monteiro - Ascom Pefoce

 

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) recebeu, na tarde dessa quinta-feira (15), a visita do novo secretário executivo da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE), Samuel Elânio de Oliveira Júnior. A cúpula da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) também compareceu à visita. Na oportunidade, a comissão deliberou assuntos pertinentes à segurança pública com gestores da Pefoce.

Estiveram presentes na reunião, além do secretário executivo da SSPDS e do perito geral da Pefoce, Júlio Torres, o delegado geral da PCCE, Sérgio Pereira dos Santos, o delegado geral adjunto, Márcio Gutiérrez, o diretor de Planejamento e Gestão Interna da PCCE, Otávio Coutinho, o perito geral adjunto da Pefoce, Átila Einstein, e o diretor de Planejamento e Gestão Interna da Pefoce, Renato Jévson.

Tecnologia

O perito geral, Júlio Torres, esclareceu para o secretário executivo da SSPDS e para o delegado geral da PCCE que o Núcleo de Balística Forense (Nubaf) da Pefoce terá investimentos em tecnologia para ampliar a capacidade de realizar perícias de identificação balística. A exemplo do que já acontece no Núcleo de Perícia em DNA Forense  (NUPDF) da Pefoce, que alimenta um banco de dados de perfis genéticos, o Nubaf contará também com seu próprio banco de dados. Conforme Júlio Torres, ter mais informações sobre as perícias balísticas facilitará as investigações a encontrar a autoria de crimes, bem como a elucidação dos casos.

O secretário executivo da SSPDS, Samuel Elânio, se mostrou surpreso com a realidade da Pefoce: “Conhecer de perto a estrutura, o funcionamento e a organização da Pefoce nos impressionou positivamente. E nos faz ver cada vez mais a importância da Perícia Forense. Esperamos voltar outras vezes para visitas institucionais, ver as necessidades e assim poder cada vez mais incrementar a Pefoce”.

Visita técnica

Após a reunião, o grupo participou de uma visita técnica nas coordenações e nos laboratórios da Pefoce. Os gestores conheceram o Núcleo de Perícia Externa (Nupex), o Núcleo de Balística Forense (Nubaf), o Laboratório de Identificação Papiloscópica (LIP),o Núcleo de Perícia em Tecnologia e Apoio Técnico (NPTAT), a Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), o Núcleo de Toxicologia Forense (Nutof), o Núcleo de Química Forense (NUQFO) e finalizou a programação no Núcleo de Perícias em DNA Forense (NUPDF).

Entre um laboratório e outro, a comissão destacou o salto tecnológico do nível de equipamentos e o trabalho especializado das equipes da Pefoce. De acordo com o delegado geral, Sérgio Pereira, o nível de tecnologia e principalmente de profissionalismo das equipes da Pefoce é impressionante. “As provas produzidas pela Polícia Científica se transformam praticamente em provas irrefutáveis, diante de tanta competência e modernização que vimos aqui na Pefoce”, disse.

O perito geral ressaltou que esse fortalecimento da relação institucional entre Pefoce e Polícia Civil otimiza as investigações criminais no Estado.