Laudo da Pefoce contribuiu para Polícia Civil elucidar e indiciar médico pela morte da digital influencer

1 de março de 2021 - 16:59 # # # #

O laudo pericial produzido pela Coordenadoria de Medicina Legal da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), foi peça chave para a investigação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), que concluiu o inquérito e indiciou por homicídio culposo, o médico responsável pela cirurgia plástica realizada na modelo e digital influencer, Liliane dos Santos Amorim, de 26 anos, que morreu no dia 24 janeiro. O exame cadavérico realizado no corpo da vítima apontou como causa da morte choque séptico de foco abdominal, decorrente de lesão intestinal secundária e traumatismo abdominal penetrante, provocado por instrumento perfurante.

As investigações acerca da morte da modelo e digital influencer, Liliane Amorim, foram encerradas, na última sexta-feira (26), com a conclusão do inquérito policial instaurado na Delegacia Regional do Crato, na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado. No inquérito, conduzido pela PCCE, o médico cirurgião plástico – responsável pela cirurgia – foi indiciado por homicídio culposo devido à imprudência e negligência do profissional. O documento foi enviado ao Poder Judiciário na manhã desta segunda-feira (1º), onde segue para apreciação.

Para o delegado Luiz Eduardo da Costa Santos, titular da Delegacia Regional do Crato e responsável pelas investigações, a perícia realizada no corpo da vítima, bem como os elementos comprobatórios colhidos durante a investigação policial não deixam dúvidas de se tratar de um homicídio culposo. “Com tudo o que foi investigado e todos os elementos colhidos no curso das investigações, ficou evidente que se trata da possibilidade de um homicídio culposo, onde o médico não previa o risco de produzir o resultado. Contudo, por falta de cuidados e cautelas, teria causado o resultado grave”, frisou Luiz Eduardo.

Laudo determinou causa da morte

No último dia 1º de fevereiro, a Polícia Civil do Ceará recebeu da Pefoce o laudo cadavérico que apontou a causa da morte da digital influencer. O documento com 12 páginas apontou que houve choque séptico de foco abdominal e infecção de partes moles, decorrente de lesão intestinal secundária e traumatismo abdominal penetrante, provocado por instrumento perfurante. Com o documento, os policiais civis da Delegacia Regional do Crato seguiram com as investigações sobre o caso que resultou no indiciamento do médico.

Além de exame cadavérico realizado no corpo da vítima, a Pefoce também recebeu e avaliou o histórico dos prontuários médicos da vítima, desde o internamento para a realização da cirurgia de lipoaspiração, em 9 de janeiro, como os prontuários do segundo hospital em que a vítima esteve internada, após as complicações decorrentes da cirurgia plástica e foi a óbito, 10 dias após a cirurgia plástica. Todos os documentos foram encaminhados para a Polícia Civil.

Investigação

No total, a Polícia Civil ouviu 24 testemunhas, entre familiares e amigos da vítima, profissionais da saúde que participaram da cirurgia e que a acompanharam enquanto ela esteve internada, além do médico que foi indiciado. Junto ao inquérito seguem ainda documentos como o laudo produzido pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), prontuários hospitalares/relatórios médicos das clínicas que prestaram atendimentos à vítima desde o primeiro internamento. Todo o material corroborou com as apurações da Polícia Civil. Dessa forma, o médico cirurgião foi indiciado por homicídio na modalidade culposa, presente no parágrafo 3º do artigo 121, combinado com o artigo 18, que trata do crime culposo, ambos previstos no Código Penal.