Governador Camilo Santana anuncia reforço de 170 novos cargos para a Pefoce

18 de novembro de 2020 - 18:24 #

O governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, anunciou, na manhã desta quarta-feira (18), 170 vagas para o próximo concurso da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). O anúncio ocorreu na companhia de Sandro Caron, secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE), do perito geral da Pefoce, Ricardo Macedo, e dos demais comandantes das forças de segurança do Estado. Na ocasião, Camilo Santana também anunciou concursos para os demais órgãos de segurança do Estado, somando um total de 2.870 vagas.

Das 170 vagas anunciadas para a Pefoce, 60 são para o cargo de perito criminal, 20 para médicos peritos legistas, 20 para peritos legistas e 70 para auxiliares de perícia. De acordo com o governador, Camilo Santana, o concurso da Pefoce terá prioridade devido à inauguração de dois novos núcleos de Perícia Forense que estão em fase final de construção, eles ficam situados nas cidades de Crateús e Itapipoca, com previsão para serem inaugurados no início do próximo ano.

Relevância

O governador destacou a importância da atividade dos servidores da Pefoce para a elucidação dos crimes no Estado. “A Pefoce é o antigo IML, Instituto de Medicina Legal, mas passou a ser a Polícia Científica, pois não é só para fazer a análise do corpo, é para ajudar na investigação da Polícia Civil, e isso é importante para quando o processo vai para julgamento, se tiver boas provas, se tiver análise científica boa, é mais fácil prender e julgar. E isso é fundamental”, pontuou.

O secretário da SSPDS, Sandro Caron, também fez considerações ressaltando o papel da Pefoce na conjuntura da Segurança Pública do Ceará. “Investigação de qualidade se faz com a investigação de campo, da Polícia Civil, com trabalho de Polícia Judiciária, e com a Polícia Científica. Então, esse investimento na Pefoce vai trazer perícias mais rápidas e trabalho científico que vai somar à investigação policial. E, toda vez que os inquéritos são concluídos com qualidade, e rápidos, nós diminuímos a impunidade no Estado do Ceará”, disse.

Evolução

Conforme o perito geral do Ceará, Ricardo Macedo, a Pefoce sempre recebeu investimentos do Estado, seja para a modernização do órgão e com a aquisição de equipamentos de ponta, a nível internacional, seja em capacitação dos servidores, muitos deles são mestres e doutores em suas áreas, e também na valorização do seu corpo funcional. “Nós nos destacamos cada vez mais e isso é o resultado da visão do governo que vê a importância da ciência para a segurança pública e para a elucidação de crimes. Nesse patamar nós só temos a crescer com o reforço operacional da Pefoce”, salientou.

Atualmente, a Pefoce conta com 406 servidores distribuídos na Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec), Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf) e Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB). Os profissionais da Pefoce realizam diversos tipos de perícias em todo o Estado, em oito Núcleos de Perícia Forense, na sede, em Fortaleza, e nas cidades de Sobral, Canindé, Quixeramobim, Tauá, Russas, Juazeiro do Norte e Iguatu. No último ano, em 2019, a Pefoce emitiu 86,1 mil laudos que colaboraram diretamente para investigações e condenações de crimes de diversas naturezas no Estado do Ceará.

 

 

Ascom Pefoce