Perita da Pefoce participa de formação para aperfeiçoamento de técnicas para análise de drogas psicoativas no DF

13 de outubro de 2020 - 17:32 # # # # # # #

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) enviou representante da instituição para participar do “Projeto Minerva”, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A perita criminal Manuela Cândido, responsável pela Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forense (Calf), participou da segunda turma do curso de “Novas Substâncias Psicoativas” (NSP) promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria com a Polícia Federal (PF). A formação ocorreu ao longo da última semana, e foi encerrada no dia (9), no Instituto Nacional de Criminalística, órgão central de Criminalística da Polícia Federal (PF). Outros dois peritos da Pefoce já passaram pela formação em edições anteriores.

O curso sobre NSP abordou a atualização das metodologias de identificação de Novas Substâncias Psicoativas (NSP), desde a amostragem, análise laboratorial do material, interpretação dos resultados e classificação das substâncias de acordo com a legislação em vigência. Nesta segunda turma da formação, além do Estado do Ceará, houve representantes do Distrito Federal, Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins.

De acordo com Manuela Cândido, a formação serviu para a atualização das técnicas, melhor interpretação dos resultados e para o compartilhamento de informações entre os órgãos de Polícia Científica do País, o que é de suma importância para a categoria, como explica a perita. “Cada profissional trouxe a sua experiência, trouxe um caso, e isso coopera para que todos retornem para seus Estados preparados para analisarem e identificarem essas novas drogas que surgem a cada dia. Esse compartilhamento de conhecimentos torna a atuação da criminalística brasileira ainda melhor e mais integrada”, explica.

NPS

As chamadas “Novas Substâncias Psicoativas” (NPS) são drogas sintéticas que possuem alterações moleculares. Apesar de o nome sugerir que se tratem de “novas” substâncias, as NPS representam uma categoria de drogas sintéticas que existem há anos, mas, sua principal característica consiste na reformulação dos aditivos que fazem com que a droga seja modificada constantemente. A identificação e classificação desse tipo de droga exigem muito estudo, laboratório bem equipado e o compartilhamento de informações entre órgãos nacionais e internacionais, pois estas drogas não possuem um padrão único.

Atualização

De acordo com a coordenadora da Calf, os peritos da Pefoce realizam cursos de aperfeiçoamento e atualização com frequência. Ainda em julho do ano passado, os peritos no Núcleo do Toxicologia Forense da Pefoce participaram de um workshop promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). O curso “Drogas de Abuso Clássicas e Novas Substâncias Psicoativas” teve como palestrantes convidados os professores Rony Costa, perito criminal da Paraíba, e Mônica Paulo, perita criminal da Polícia Federal (PF).

Participaram das palestras, peritos criminais, médicos legistas e auxiliares de perícia, servidores da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), a juíza Patrícia Toledo, do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) e de dois promotores de Justiça. Conforme Manuela Cândido, ainda neste mês de outubro dois peritos da Calf irão para o Distrito Federal participar de uma formação em Cromatografia, também pelo Projeto Minerva do Ministério da Justiça.