Dia do Químico – Paixão pela Química inspirou perito criminal a trilhar carreira científica

18 de junho de 2020 - 18:52 # # # # #

Em uma escola no interior do litoral leste do Ceará, em Aracati, o sonho de um jovem, filho de uma funcionária da escola e de um agricultor, nascia junto às formas, cores e elementos químicos da tabela periódica. Foi assim que, na adolescência, o perito criminal e doutor em Química, Túlio Ítalo da Silva Oliveira, descobriu a sua primeira paixão da vida: a Química. O que para muitos era apenas uma disciplina a ser cumprida na grade escolar do ensino médio, para Túlio, era um fascínio. Mas o que o jovem Túlio não sabia, era que a Química iria transformar a sua vida e a vida de muitas pessoas como perito criminal químico da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

Com as referências limitadas aos livros e aos professores do ensino médio, Túlio Oliveira se manteve instigado e curioso pelos experimentos das fórmulas químicas e passou a buscar cada vez mais conhecimentos na área, até que sentiu o coração arder com o desejo de seguir carreira. Sem nunca ter saído da cidade natal, foi a Fortaleza prestar vestibular e passou para o curso do Química na Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi o início de uma longa trajetória com direito ao título “Distinção Magna Cum Laude”, pelo alto rendimento acadêmico.

Após a formação, no intervalo entre o mestrado com intercâmbio do Instituto Superior de Engenharia do Porto, em Portugal, e o doutorado na modalidade “sanduíche” no Institute of Food Research, na Inglaterra, Túlio fez o concurso e foi aprovado para exercer a função de perito criminal oficial da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Químico Forense

Aprovado no concurso da Pefoce e com um o grande desafio de transformar a ciência química em instrumento de combate ao crime, o perito criminal se diz realizado na profissão em toda a sua trajetória. “A Química Forense é uma área fascinante e, quando eu soube do edital para o concurso, em 2011, eu não pensei duas vezes. Já tinha interesse pelo assunto através de filmes e passei a pesquisar sobre a atuação do químico forense. Eu me vi nessa função e abracei o desafio. Hoje, na Pefoce, sou muito realizado”, conta.

O perito criminal em Química Forense é o profissional responsável por analisar e identificar substâncias químicas que estejam relacionadas a práticas criminosas. As perícias ocorrem em amostras e também são realizadas em pessoas, como por exemplo, o exame residuográfico para comprovar disparo de arma de fogo. Os materiais que chegam ao laboratório para ser analisados são os mais diversos possíveis: combustíveis, explosivos, perfumes, metais, bebidas alcoólicas, cosméticos, entre outros insumos e substâncias de formulação química. Estas perícias são realizadas seguindo padrões e procedimentos técnico-científicos e resultam em laudos que são enviados para as autoridades solicitantes.

Avanços

Túlio Oliveira, juntamente da também química e perita criminal Manuela Cândido, responsável pela Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forense (Calf), iniciaram um projeto de modernização dos laboratórios da Calf com o perito geral do Ceará, Ricardo Macêdo. Após consultas e pesquisas nas maiores referências de Química Forense no País, um estudo de modernização da Calf e do NUQFO foi montado e aprovado pelo Governo do Estado do Ceará, em 2018.

Neste momento, os primeiros passos para o grande avanço da Química Forense do Ceará haviam sido dados e, nos últimos dois anos, a Pefoce recebeu o investimento de R$ 5,3 milhões do Governo do Estado para a modernização dos núcleos laboratoriais. Hoje, com a estrutura totalmente modernizada, a segurança pública do Ceará elucida mais crimes e se destaca no patamar nacional.

De acordo com o perito geral do Ceará, Ricardo Macêdo, a modernização do núcleo de Química da Pefoce e dos demais laboratórios da Calf foi essencial para o andamento das análises. “Nós somos um órgão de Polícia Científica, trabalhamos plenamente com a comprovação científica. Ter uma equipe qualificada e os equipamentos específicos para o bom desempenho do trabalho laboratorial foram demandas que nós cuidamos com muita seriedade para o pleno desenvolvimento da atuação científica que desempenhamos. E, nesse ponto, o Governo do Estado atendeu a nossa demanda”, explica.

Modernização

Após o investimento, o Núcleo de Química da Pefoce, foi um dos que receberam maquinários de última geração e insumos para a realização das perícias em substâncias e elementos químicos. “Foi um projeto extenso que desenvolvemos com a direção da Pefoce para que hoje o nosso laboratório estivesse também no patamar dos melhores do Brasil. Foi uma grande mudança que reflete nos nossos resultados”, revela Túlio Oliveira.

Com o montante de investimentos para a Calf, a Pefoce adquiriu Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV), Raman Portátil, Espectrômetro de Fluorescência de raio-x, Espectrofotômetro de UV-Visível, Cromatógrafo Gasoso acoplado ao Espectrômetro de Massas (CG/EM) e Ponto de Fulgor Automático. Com estes equipamentos de alta tecnologia e performance, a Pefoce passou a realizar procedimentos mais complexos em análises químicas, tais como a análise automatizada para detectar resíduos de disparo de arma de fogo com o MEV. O equipamento também permite a identificação de vários tipos de elementos químicos, bem como realiza análises com alta ampliação.

Ascom Pefoce