Servidores da Pefoce são homenageados na Câmara Municipal de Fortaleza em solenidade alusiva ao dia do Papiloscopista

13 de março de 2020 - 18:04 # # # #

Servidores da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB) da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foram homenageados, na noite dessa quinta-feira (12), na Câmara Municipal de Fortaleza, durante sessão solene alusiva ao dia do Papiloscopista, comemorado no dia 05 de fevereiro. Participaram da celebração, o perito geral do Ceará, Ricardo Macedo, a perita geral adjunta, Verbena Matos Cortez, o presidente da Associação dos Profissionais em Papiloscopia do Estado do Ceará (Appece), Felipe Moura, o chefe do Grupo de Identificação da Polícia Federal (PF), José Hybernon de Olinda, Ranna Palácio (PF) e os servidores da CIHPB que desempenham a atividade papiloscópica no Ceará.

A homenagem foi realizada mediante proposta do vereador Dummar Ribeiro, por meio do requerimento 80/2020. A sessão foi presidida pelo autor do requerimento, no ato, representando o presidente da Câmara, Antônio Henrique (PDT). Os homenageados receberam as congratulações e reconhecimentos dos presentes.

Foram homenageados os servidores da Pefoce: Aurimar Santiago Barreto, representada pela perita geral adjunta, Verbena Matos Cortez; Laerte Gonçalves Silva, do Laboratório de Identificação Necropapiloscópica (LIN); Paulo Harrison Medeiros de Carvalho, do Laboratório de Impressões Papiloscópicas (LIP); Felipe Moura, presidente da Appece; Ranna Rebouças Allen Palácio (PF).

Reconhecimento

O perito Geral do Ceará, Ricardo Macedo, parabenizou os profissionais e disse ser testemunha do empenho e esforço das equipes. “A Pefoce, hoje, é referência ibero-americana, graças a estes profissionais competentes e engajados que não medem esforços para realizar um trabalho de qualidade”, disse..

O proponente da solenidade, o vereador Dummar Ribeiro felicitou cada homenageado pelo trabalho desempenhado na Pefoce, “Foi um prazer, uma honra poder contribuir com um diploma para cada um, com o objetivo de incentivar mais aos senhores a continuar a fazer um trabalho em benefício da própria sociedade”

Representando os profissionais em papiloscopia do Ceará, o presidente da APPECE, Felipe Moura destacou sua satisfação pela homenagem e pela importância desses profissionais. “Todo individuo um dia vai precisar de alguma forma dos préstimos do papiloscopista seja na identificação, na investigação de crimes, pelas digitais ou identificação facial. É uma profissão que não se desatualiza ou fica ultrapassada, pois acompanha a modernidade e a tecnologia”, disse.

Atuação

O profissional em papiloscopia contribui para a elucidação de crimes, com a análise de vestígios e identificação de suspeitos de delitos; a identificação cadavérica dos corpos que dão entrada da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), também contribui para a Identificação de pessoas desaparecidas que dão entrada em abrigos e hospitais, identificação criminal e o gerenciamento do Arquivo Onomástivo, local onde se encontram os registros de identidade dos cidadãos cearenses. Outra importante atividade papiloscópica desempenhada pelos servidores da CIHPB é a perícia e análise das impressões digitais para a emissão das carteiras de identidade.

Modernização

O Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) vem investindo em tecnologias desenvolvidas a partir da biometria para auxiliar na segurança do Estado, como por exemplo, o aplicativo Portal de Comando Avançado (PCA) que contou com o auxílio dos servidores da CIHPB para sua criação e utiliza o banco de dados da Pefoce. O aplicativo funciona a partir de um scaner que faz o reconhecimento por meio das impressões digitais e reconhecimento facial. A ferramenta tem sido bastante utilizada na abordagem policial e na identificação de pessoas em hospitais públicos.

Fotos: André Lima/CMFor