Dia do Perito Criminal é celebrado na Câmara Municipal de Fortaleza com retrospecto de evolução e conquistas

5 de dezembro de 2019 - 15:43 # # #

Em alusão ao Dia do Perito Criminal, celebrado no dia 4 de dezembro, os peritos criminais da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foram homenageados durante solenidade realizada na Câmara Municipal de Fortaleza (CMF), nessa quarta-feira (4). O momento reuniu peritos criminais oficiais de diversas áreas de atuação da Pefoce e autoridades que comemoraram os avanços da atividade, assim como a evolução da estrutura da Polícia Científica cearense.

Sucedida mediante solicitação do vereador Dummar Ribeiro, a solenidade do Dia do Perito teve como objetivo reconhecer perante a sociedade o trabalho dos peritos e a sua contribuição para as mais diversas investigações com o suprimento de provas técnicas. “Essa homenagem ao Dia do Perito é uma maneira de a gente mostrar a importância do trabalho do perito e a importância da Perícia Forense do Estado do Ceará, da sua atividade que vai desde uma colisão à elucidação de um crime ‘quase perfeito’ ”, disse o proponente da solenidade.

Além da presença dos peritos homenageados, a celebração contou com a presença do secretário Executivo da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) coronel Paulo Sérgio Braga Ferreira, que representou o secretário da Segurança, André Costa; o perito geral do Ceará, Ricardo Macêdo, e dos presidentes do Sindicato dos Peritos Oficiais de Natureza Criminal do Estado do Ceará (Sindiperitos), Associação dos Médicos Peritos Legista do Estado do Ceará (Amplem) e Associação Cearense de Criminalística (Acecrim).

Evolução

Em sua fala, o perito geral do Ceará, Ricardo Macêdo, relembrou o progresso da perícia no nosso Estado, evolução que ele presenciou ao longo dos seus 38 anos de carreira. Ricardo Macêdo falou da melhoria na estrutura, tais como independência do órgão, prédios, viaturas, equipamentos, valorização do profissional, atenção e investimentos do Governo do Estado, que fazem com que a Pefoce seja referência dentro e fora do País.

“Com todo orgulho, eu posso dizer que temos uma equipe com profissionais competentes e altamente capacitados, grandes cientistas com doutorado, mestrado e que amam o que fazem. Tudo isso faz a nossa Polícia Científica ser referência. Ter estrutura e, principalmente, ter a dedicação destes profissionais”, salientou. O perito Geral também agradeceu a presença do coronel Paulo Sérgio, pelo apoio que a SSPDS e o Governo do Estado têm dado à Pefoce. “Hoje, nós crescemos em 12 anos o que não havíamos crescido em 20, 30 anos de atividade”, agradeceu.

O coronel Paulo Sérgio agradeceu o trabalho dos peritos e os parabenizou pela atuação e apoio das investigações que refletem na redução da criminalidade no Estado. O secretário executivo ressaltou que a Secretaria da Segurança vai continuar investindo e valorizando o trabalho da Pefoce. “Valorizar a classe dos peritos é fundamental. Alguns degraus foram vencidos, mas a Perícia Forense do Estado do Ceará ainda tem muito a crescer, e nós, da Secretaria da Segurança, estamos trabalhando em alguns projetos para a valorização da Perícia Forense”. O coronel Paulo Sérgio concluiu sua participação agradecendo a todos os peritos em nome do secretário André Costa e de toda a SSPDS.

Também esteve na tribuna o presidente do Sindiperitos, Tácio Bezerra, que deu destaque ao trabalho de “bastidores” que os peritos realizam na Segurança Pública. “Assim como os demais órgãos de Segurança, nós (peritos) trabalhamos fortemente para a população. Por trás de cada infrator apreendido existe o exame cautelar, para cada entorpecente apreendido há o exame toxicológico, por trás de cada operação com apreensão de documentos, computadores e celulares, existe uma grande atuação da perícia documentoscópica e perícia de informática, por exemplo. É importante dar esse destaque para a Perícia Forense”.

Histórico


O Dia do Perito Criminal remonta ao dia do nascimento do perito, Otacílio de Souza Filho, patrono dos peritos oficiais. Para melhor entender, o perito criminal Otacílio foi designado para efetuar uma perícia no interior de Minas Gerais, em um local onde ocorreram duas mortes violentas. A tragédia teria ocorrido na Serra da Moeda, no interior do município de Congonhas. As vítimas, um casal de geólogos, ao colherem amostras de rochas para estudos, caíram de um desfiladeiro vindo a falecer. O local, de difícil acesso, provocou outra vítima, desta vez o perito Otacílio de Souza Filho, que, ao tentar chegar até o local onde encontravam-se os corpos das vítimas, perdeu o equilíbrio e caiu, vindo a falecer de forma idêntica do casal de geólogos. A data de 4 de dezembro, Dia Nacional do Perito Oficial, foi criada através da Lei Federal nº 11.654, de 15 de abril de 2008, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Significado

O nome “perito” vem do Latim peritus, “o que tem experiência, o que sabe fazer determinada coisa”, ou seja, um especialista. No grego Peiráo, “esforço-me, provo”.