Aesp promove curso de identificação de ferimentos a bala e mortes por asfixia mecânica para servidores da Pefoce

18 de novembro de 2019 - 10:32 # # #

 


Profissionais da Perícia Forense que atuam em locais de ocorrência e na Medicina Legal participaram de formações em “Análise de Lesões por Projetil de Arma de Fogo” e “Identificação de Morte por Asfixia Mecânica”. O objetivo das capacitações é atualizar e enriquecer o conhecimento científico dos profissionais da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) para a produção de laudos robustos para as autoridades investigativas. Ambas as formações são promovidas pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/Ce) e ministradas por médicos peritos legistas da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) da Pefoce.

Para melhorar e atualizar as técnicas de análise de ferimentos provocados por projéteis de arma de fogo e seus diversos calibres, os servidores da Pefoce tiveram aulas práticas e teóricas sobre armamento, munições, causas/efeitos dos ferimentos, trajetória do projétil no organismo em determinadas circunstâncias. Todas as informações adquiridas pelos peritos e auxiliares de perícia são fundamentais para a análise da ocorrência e dos laudos que são enviados para autoridades policiais e de investigação.


De acordo com a perita geral Adjunta, Verbena Cortez, ferimentos causados por arma de fogo podem ter diversos tipos de efeitos, o que requer análise técnica. “Se o ferimento for a curta distância, por exemplo, tem um efeito. Quando realizado de uma maior distância possui outro. É preciso analisar também se o ferimento foi causado de cima para baixo, ou de baixo para cima, de frente, ou de costas. Todos esses detalhes podem ser cruciais para a investigação e elucidação de um caso”, explica.

Para compreender melhor sobre os tipos de armamentos e projéteis (munições) e os tipos de lesões, os servidores da Pefoce participaram de uma aula prática, na última quarta-feira (13). Na ocasião, conheceram de perto os tipos de lesões que cada arma causa e os efeitos a curta, média e longa distância entre outros fatores. O curso foi ministrado pelo médico perito legista Lourenço Feitosa. Já os médicos peritos legistas que participaram da formação sobre identificação de morte por asfixia mecânica tiveram uma palestra sobre a temática e terão aulas praticas com simulações no decorrer das próximas semanas.

Simultaneamente a estas duas formações na Pefoce, a Aesp promove também o Curso de Procedimentos Técnicos em Ocorrência Relacionados a Bombas e Explosivos. Esta terceira formação conta com instruções dos policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) que são especialistas na área de explosivos.