Servidores da Segurança Pública concluem curso de Documentoscopia e Grafoscopia promovido pela Aesp

22 de outubro de 2019 - 17:50 # # # # #

Profissionais da Segurança Pública que atuam na área de investigação criminal concluíram o Curso de Documentoscopia e Grafoscopia, realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), na sede da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Delegados, peritos da Pefoce e um perito federal assimilaram técnicas de análise em documentos, análise de grafia, indícios de falsificação, adulteração em documentos, entre outros. A formação foi ministrada por dois peritos do Núcleo de Perícia Documentoscópica e Contábil (NUPDC) da Pefoce. O curso teve 60h/aula e foi encerrado na última sexta-feira (18).

De acordo com a perita criminal Cláudia Aragão, que ministrou as aulas sobre perícia grafotécnica (análise da escrita), o curso obteve excelentes resultados tendo em vista o interesse dos alunos em absorver todo o conteúdo dado e a própria importância do curso para resolubilidade dos mais diferentes casos que surgem para serem investigados, cuja a existência de cartas e documentos passam a ser peças chaves nestas investigações.

A perita explica que, de um modo geral, a função do perito grafo-documental é trabalhar com crimes inerentes às fraudes documentais e perícias relacionadas aos procedimentos de análise comparativa de escrita, aplicando a técnica e respondendo de forma contundente (desde que haja subsídio para tanto) as dúvidas relacionadas ao serviço. O curso foi uma introdução a este tipo de perícia e contou com aulas práticas e avaliação.

O delegado titular do 1º Distrito Policial, Renê Andrade, contou que ter essa noção básica que fomente a suspeita da autenticidade de um documento faz com que a investigação tenha uma prova material. “A partir do momento que a gente percebe indícios de falsificação, nós encaminhamos o material para a avaliação da Pefoce. Sendo comprovada a adulteração é possível realizar a determinação de autoria e, com isso, fazer o indiciamento do criminoso a partir da prova material”, conclui.

Além das técnicas de análise de escrita, modificação da escrita, laudo pericial grafotécnico e identificação de adulterações, o curso também adentrou na perícia documentoscópica, que verifica crimes inerentes a fraudes documentais. A disciplina foi ministrada pelo perito Antônio Nerivaldo, que é perito contábil do NUPDC.

NUPDC

O Núcleo de Perícia Documentoscópica e Contábil (NUPDC) é o setor da Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec) que realiza perícias em diversos tipos de documentos, sendo eles oficiais ou não. São analisadas Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CHN), testamentos de beneficiários, cartas escritas de próprio punho, bilhetes suspeitos ou outros documentos que não são oficiais, mas que possam fazer parte de uma investigação ou possam ter sua perícia solicitada por algum órgão de Justiça de vara civil ou criminal. Demandados principalmente pela Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), o NUPDC pericia adulteração de documentos, suspeitas de lavagem de dinheiro, crimes contra empresas, golpes, falsificação de cédulas, entre outros, cujas pistas podem estar contidas na grafia, papel, foto, assinatura ou contexto das operações que são questionadas por um órgão de investigação ou Justiça.