Perito geral do Ceará e médicos peritos legistas são homenageados em noite solene pelo Dia Estadual do Médico Perito Legista

23 de agosto de 2019 - 18:47 # # # # #

Em solenidade comemorativa em alusão ao Dia Estadual do Médico Perito Legista (datada em 24 de agosto), ocorrida na Assembleia Legislativa do Ceará, na noite dessa quinta-feira (22), autoridades do Estado e profissionais que atuam pela medicina legal do Ceará e pela atividade técnico-científica receberam honrarias da casa legislativa e da própria Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), com a Medalha de Grande Mérito Policial Científico. A noite foi de reconhecimento e celebração para a categoria e personalidades do nosso Estado que contribuem para o desenvolvimento e atuação da atividade.

O evento contou ainda com falas honrosas em homenagem póstuma em memória do médico perito legista Leonardo Holanda Cavalcante, na presença de familiares e companheiros de trabalho da Pefoce. A data escolhida para celebrar o Dia Estadual do Médico Perito Legista foi decretada para o mesmo dia que seria celebrado o aniversário natalício de Leonardo Holanda, em 24 de agosto. O médico legista morreu no dia 04 de agosto do 2017.

A Assembleia Legislativa condecorou profissionais de importante atuação pela Medicina Legal do Ceará. Os agraciados foram: o Perito Geral do Ceará, Ricardo Macêdo; o seu antecessor, o ex-Perito Geral do Ceará, médico perito legista Maximiniano Leite Barbosa Chaves, que foi representado pelo seu filho Daniel Holanda; o presidente da Associação dos Médicos Peritos Legistas do Estado do Ceará (Ampel-CE), José Mário Júnior; o coordenador de Medicina Legal do Ceará, Francisco Hugo Leandro; o ex-Perito Geral Adjunto da Pefoce e orientador do Centro de Estudos da Pefoce, Victor Hugo Medeiros; e os médicos peritos legistas da Pefoce, Érico Dias, Lourenço Feitosa, João Petrola, Carlos Windson e Robinson Ferreira.

Medalha Honrosa

Na mesma solenidade, em retribuição aos que fazem parte do crescimento e desenvolvimento da Pefoce, o órgão de perícia forense desfrutou do momento e da presença dos convidados para também prestar homenagens e agradecer aos presentes e aos demais representantes dos homenageados com a medalha de ‘Grande Mérito Policial Científico’. A insígnia que representa a mais elevada comenda da Pefoce foi conferida ao governador do Estado, Camilo Santana, ao secretário de Segurança Pública Defesa Social (SSPDS), André Costa, ao secretário-chefe da Casa Civil, Elcio Batista. Os três primeiros homenageados não puderam comparecer à celebração por estarem em outros compromissos, mas foram representados pelo secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Mauro Benevides, que também foi condecorado. Ricardo Valente Filho, presidente do Conselho de Defesa do Policial no Exercício da Função (CDPEF) e o deputado Bruno Pedrosa, o autor da Lei nº 16.555 de 21 de maio de 2018, que instituiu o Dia Estadual do Médico Perito Legista também receberam a medalha.

Ao púlpito, o proponente da criação do dia do Médico Perito Legista, Bruno Pedrosa, disse breves palavras sobre a importância de se homenagear a categoria dos médicos peritos legistas e o trabalho desenvolvido pela Pefoce de um modo geral pelos bons resultados que contribuem para a segurança do Ceará. Com a vez da fala, o Perito Geral do Ceará, Ricardo Macedo, parabenizou a todos os presentes e falou sobre a evolução da atividade da medicina legal no nosso Estado e das demais coordenadorias da Pefoce. Ricardo Macedo ressaltou a importância da ampliação da Perícia Forense com o processo de interiorização do órgão que hoje conta com sete núcleos no interior do Estado. Dos inúmeros avanços conquistados pela Pefoce, o perito geral reconheceu a dedicação dos servidores como um importante fator dos bons resultados obtidos e, especialmente, a atenção que o Governo do Estado tem dado à polícia científica do Estado que resultam diretamente na elucidação de crimes: “Nós somos os ‘olhos da Justiça’. Não condenamos nem absolvemos ninguém, nosso trabalho é trazer as evidências à tona para que seja feito o trabalho de investigação embasado em provas técnicas. Sem provas, não há justiça”, salientou.

A solenidade contou ainda com a participação da família do médico Leonardo Holanda que agradeceu todo o apoio recebido pela Pefoce e também à Assembleia Legislativa por ter escolhido para celebrar o ‘Dia Estadual do Médico Perito Legista’ o mesmo dia em que Leonardo Holanda aniversariava. A noite contou ainda com a apresentação musical do coral da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce) que harmonizou a celebração com clássicos da música popular brasileira.

Galeria de Imagens