Pefoce realiza workshop com instruções para atendimento de ocorrência com explosivos

25 de junho de 2019 - 16:42 # # # # # #

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) promoveu um workshop com palestras e instruções sobre ocorrências envolvendo explosivos. Foram convidados peritos de locais de ocorrência, policiais civis, policiais militares e militares do Exército Brasileiro (EB) para participar do evento que aconteceu na última quarta-feira (19) na sede da Pefoce.

Abrindo a sessão de palestras, a primeira instrução teve como tema “Conceitos gerais e manuseio de explosivo”, que foi ministrada pelos militares tenente Joaquim Medeiros e cabo Costa do Batalhão de Operações Especiais (Bope) do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

No período da tarde, o major Arivando Soares da 10º Região Militar do Exército Brasileiro, que é engenheiro químico militar, e a 2° tenente Giselle do Carmo falaram sobre a legislação de materiais explosivos. A terceira e última palestra acorreu com a perita criminal Manuela Cândido, da Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf) da Pefoce, acompanhada do sargento Rabelo do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PMCE.

De acordo com a perita Manuela Cândido, o dia de instruções teve como finalidade esclarecer pontos importantes quando se trata de ocorrências envolvendo bombas e explosivos, tanto na parte da segurança individual dos agentes de segurança, quanto no cuidado para a coleta dos vestígios. “É fundamental a padronização no atendimento de ocorrências dessa natureza com o intuito de salvaguardar a vida dos agentes de segurança envolvidos e garantir a preservação das evidências que resultarão em laudos periciais mais robustos a fim de subsidiar as investigações criminais ”, explica.

Ainda conforme a perita está em fase final de elaboração um curso de formação continuada teórico e prático de 60 horas a ser realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/Ce), que deve abordar de forma mais abrangente as instruções e orientações para atendimento de ocorrência envolvendo bombas e explosivos, incluindo processamento de locais de pós-explosão.