Pefoce recebe comando da 10º Região Militar do Exército Brasileiro para visita técnica em sua estrutura

19 de junho de 2019 - 18:40 # # # #

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) recebeu, na manhã desta quarta-feira (19), visita do comando do Exército Brasileiro da 10ª Região Militar (RM). O perito geral do Ceará, Ricardo Macêdo, e a perita geral adjunta, Verbena Cortez, recepcionaram o general de divisão Fernando José Soares da Cunha Mattos, comandante da 10º RM, e parte do seu grupamento de comandantes que participaram da visita técnica.

Os militares percorreram por vários laboratórios das coordenadorias que compõem a Perícia Forense e tiveram a oportunidade de conhecer detalhes da rotina dos peritos e a importância da preservação do local de ocorrência. Do mesmo modo, eles observaram como se dão os inúmeros processos de coleta dos vestígios e como é feito o passo a passo dos exames que resultam nos laudos.

A visita técnica foi iniciada pela Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec), onde passaram também pelo Núcleo de Perícia Externa (Nupex) e pelos laboratórios de Informática Forense e Laboratório de Balística. O general Cunha Mattos foi convidado a testar a câmara balística e depois presenciou uma rápida análise no microcomparador balístico, equipamentos de última geração que a Pefoce dispõe. Também viram detalhes do trabalho da perícia papiloscópica que revela impressões digitais em locais de ocorrências e em objetos, serviço realizado pela equipe do Laboratório de Impressão Papiloscópica (LIP) da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB).

Na Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf), os militares se surpreenderam com a quantidade de equipamentos e exames realizados no setor e como um único caso pode demandar tantos procedimentos para que se chegue a uma prova material de qualidade. O grupo passou pelos laboratórios de Patologia Forense, Química Forense, Toxicologia Forense, DNA Forense e receberam esclarecimentos sobre cada tipo de exame que é realizado em amostras brutas e biológicas.

Já na Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), visitaram a Antropologia e Entomologia Forense, o Núcleo de Atendimento Especial à Mulher Criança e Adolescente (Namca) – que atende às vítimas de violência sexual para realização de exames pertinentes para as investigações. Ainda na Comel visitaram o Centro de Estudos da Pefoce e toda a área de Tanatologia Forense e seus exames cadavéricos que também são realizados com equipamentos de alta tecnologia.

Ao final da visita, o general Cunha Mattos demonstrou admiração pela estrutura da Pefoce e pela qualidade profissional dos servidores e, em nome de toda 10ª RM, o comandante presenteou Ricardo Macêdo com uma medalha como forma de agradecimento e reconhecimento pela atuação da Perícia Forense do Estado do Ceará. O perito geral agradeceu ao comandante militar em nome da Pefoce e aos demais militares presentes, coronel Menezes, coronel Morgado, coronel Assis, major Alexandre JR e subtenente Siqueira.