Parceria entre Pefoce e Polícia Civil do RJ resulta na prisão de um homicida que estava foragido da Justiça

17 de junho de 2019 - 17:59 # # # # # #

Uma investigação da Polícia Civil do Estado do Rio do Janeiro (PCERJ), que contou com a colaboração da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), resultou na prisão de integrante de uma organização criminosa identificado como Francisco Douglas Sousa Sales (24), no estado do Rio de Janeiro. Douglas foi preso, no ano passado, por um homicídio cometido no município de Hidrolândia – na Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) –, mas fugiu da cadeia e estava escondido no estado fluminense. Após uma ação policial no RJ, na última quinta-feira (13), Douglas apresentou um documento de identidade expedido no Ceará, mas os policiais desconfiaram das informações contidas no documento e enviaram os dados para serem periciados pela Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB), onde a verdadeira identidade de Douglas foi revelada.

A perícia papiloscópica constatou que a cédula havia sido emitida no Ceará no ano de 2012, porém, as digitais e os dados preenchidos na cédula não correspondiam às impressões digitais do suspeito. Na verdade, os dados pertenciam ao irmão de Douglas, descartando que o suspeito seria o dono na carteira de identidade. Uma nova busca revelou um mandado de prisão em aberto contra Douglas pelo crime de homicídio praticado em 2018, no Ceará. Além desse crime, Douglas também tinha passagens no Estado por lesão corporal e ameaça.

Conforme o auxiliar de perícia e supervisor do Arquivo Onomástico da CIHPB, Felipe Moura, a PCERJ realizou contato com a Pefoce com a finalidade de descobrir a identificação verdadeira do suspeito, que se apresentou para os policiais com outro nome. Após receber todos os dados e as impressões digitais do suspeito, a perícia papiloscópica apontou que as digitais do suspeito coincidiam com a sua ficha criminal, onde foi verificada a existência de um mandado de prisão em aberto. Já os dados e as digitais impressas no documento que ele apresentou aos policiais do RJ pertencem a um irmão de Douglas. A PCERJ informou que Douglas está temporariamente detido na Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) do RJ e está à disposição da Justiça, aguardando para ser transferido para o Ceará.

Atuação da CIHPB

É a CIHPB que, a partir do registro dos dados biométricos civis, auxilia outras coordenadorias da Pefoce com informações para o desenvolvimento da atividade técnico-pericial que dependem, principalmente, da papiloscopia (análise das impressões digitais) para comprovação científica e elaboração de laudos. Para as demandas referentes à identificação de pessoas e perícias biométricas, a CIHPB possui três laboratórios especializados para cada tipo de atividade.

O Laboratório de Impressões Papiloscópicas (LIP) realiza o levantamento de impressões digitais latentes em objetos encaminhados pelos peritos da Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec) ou autoridades policiais. O Laboratório de Identificação Necropapiloscópica (LIN) faz a identificação de todos os corpos que dão entrada na Coordenadoria de Medicina Legal (Comel). Já no Laboratório de Identificação de Desconhecidos e Desaparecidos (LIDD), o trabalho consiste na identificação de pessoas que dão entrada em hospitais ou abrigos sem documento de identificação ou desorientados/com a saúde debilitada.

Além dos laboratórios, a CIHPB é responsável pela identificação civil dos cidadãos em solo cearense com o serviço de emissão de documentos de identidade e é também responsável pela identificação criminal, reunindo os dados das pessoas detidas, sejam adultas ou adolescentes, atendendo às solicitações oriundas de autoridades judiciárias ou policiais do Estado.