Pefoce adere a campanha “Maio Amarelo” que visa a redução de acidentes e mortes no trânsito

15 de maio de 2019 - 16:50 # # # #

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) também é apoiadora da campanha “Maio Amarelo”, que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para prevenir acidentes no trânsito. A campanha acontece em todo o mundo e dissemina mensagens de cuidado, atenção e responsabilidade no trânsito. Na manhã desta quarta-feira (15), o Perito Geral do Ceará, Ricardo Macêdo, conversou com os servidores da Pefoce e distribuiu botons com o laço amarelo que é o símbolo da campanha.

Motoristas e peritos do Núcleo de Perícia Externa (Nupex) da Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec) que também são responsáveis por perícias de trânsito (quando há circunstâncias de feridos, óbito ou acidente com veículos oficiais) também foram para a rua com o adereço da cor amarela.

 

No último ano, em 2018, a Pefoce realizou 3.360 atendimentos de ocorrências de trânsito. Em 2017, foram realizados 3.435 atendimentos. Nas ocorrências de trânsito, os peritos coletam os vestígios encontrados, registram todos os detalhes da cena do acidente: posicionamento dos veículos, quais marcas latentes existem nos automóveis, nas vítimas, no asfalto, em estruturas atingidas, escutam as pessoas envolvidas, observam e captam o máximo de informações a cerca do acontecimento. Após analisar todo o material coletado, os peritos transformam as informações em um croqui (desenho técnico) contendo toda a dinâmica do acidente e produzem laudos que explicam como o fato se deu e a culpabilidade dos envolvidos.