Pefoce faz reprodução simulada facial de “Zé do Valério” que é procurado pela Polícia
13 de maio de 2019 - 18:49 ##pefoce ##SSPDS #Copec #ReproduçãoSimuladaFacial
A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) entregou para Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) a reprodução simulada facial de José Pereira da Costa, mais conhecido como “Zé do Valério”. Ele é suspeito de cometer o homicídio que vitimou a universitária Daniele de Oliveira Silva (20), no dia 24 de abril deste ano, na localidade de Sítio São Gonçalo, em Pedra Branca, Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20). O desenho simulado da face do suspeito foi realizado por um desenhista profissional do Núcleo de Perícia Externa (Nupex) da Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec) da Pefoce. O desenho foi divulgado pela Delegacia Municipal de Pedra Branca, nesta segunda-feira (13).
O trabalho de “Representação Facial Humana”, também conhecido por “reprodução simulada facial” e “retrato falado”, é um desenho artístico realizado a partir do relato de testemunhas ou de uma imagem capturada por câmeras de vídeo ou imagem estática, mas que de algum modo não seja capaz de mostrar com nitidez ou detalhes de elementos importantes para identificação do rosto do indivíduo que se deseja representar.
Técnicas
De acordo com o desenhista, no caso do “Zé do Valério”, a Perícia recebeu uma imagem que mostrava parcialmente o rosto do suspeito. Então, a partir de técnicas de desenhos foi feita uma reconstrução facial com métodos específicos de linhas de projeção, linhas faciais e plano de rebatimento de desenho em um software. Após o desenho da projeção facial completa foi possível reconstruir o rosto do suspeito para que se tivesse uma projeção frontal de sua face.
Conforme o especialista, o desenho artístico não reproduz com 100% de certeza um rosto humano, mas a partir dele é possível se aproximar bastante de padrões de rostos e suas características principais. Em muitos casos em que o desenho é feito a partir de um relato, o material finalizado é apresentado para as testemunhas que presenciaram o suspeito para que elas aprovem o desenho.
Buscas
As buscas ao suspeito seguem intensas e empregam equipes da própria delegacia de Pedra Branca e também da Municipal de Quixeramobim, da Regional de Senador Pompeu, e dos Comandos Tático Rural (Cotar) e do Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) – da Polícia Militar do Ceará (PMCE). O trabalho tem contado ainda com o auxílio de equipes da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) – da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE).
Denúncia
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o (88) 3515-1599, da Delegacia Municipal de Pedra Branca, ou ainda para o número (88) 99947-1321, que é o WhatsApp do Delegacia, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.