Perito da Pefoce participa de curso de toxicologia clínica e forense em Campinas

1 de abril de 2019 - 11:00 # # # # #

 

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) participou da II Semana de Toxicologia Clínica e Forense da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em São Paulo. Participaram também 20 peritos de 11 estados do País e estudantes de Ciências Farmacêuticas. Para aperfeiçoar métodos e absorver novas técnicas em Toxicologia Forense, a Pefoce enviou um dos seus peritos legistas do Núcleo de Toxicologia Forense (Nutof) da Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf), Wanderley Holanda Júnior, que é Farmacêutico Bioquímico. O workshop que teve uma semana de duração iniciou na segunda-feira (25) e encerrou na sexta-feira (29).

Com absorção de novas técnicas, o perito conta que o conteúdo do curso foi direcionado para detectar a presença ou atestar a ausência de toxicantes em uma amostra de sangue, urina, cabelo ou saliva coletados com suspeita de intoxicação. “Um dos principais focos do Nutof é revelar, exatamente, a presença de substâncias tóxicas no organismo. Com métodos aprimorados, o trabalho do laboratório de toxicologia deve obter exames mais precisos que resultarão em laudos cada vez mais detalhados”, afirma.

O curso foi ministrado pelo especialista em toxicologia, Hans Maurer, da Universidade de Saarland, de Hamburgo, Alemanha. Hans Maurer é considerado um dos principais nomes da toxicologia analítica no mundo. Além dos ensinamentos, os peritos puderam trocar experiências entre si e debater sobre casos e técnicas que utilizam em seus órgãos periciais.

Nutof

O Núcleo de Toxicologia Forense (Nutof) é o responsável por fazer exames e análises que revelam substâncias tóxicas/venenos e drogas em amostras brutas e biológicas em humanos vivos e não-vivos. No laboratório também são realizados exames em amostras biológicas que detectam alcoolemia, busca de veneno no organismo ou outras substâncias como as utilizadas em golpes conhecidos como o “boa noite, Cinderela”, entre outros.