Pefoce celebra o Dia da Mulher com palestra sobre a ‘violência contra a mulher’ e momento de beleza

8 de março de 2019 - 16:24 # # # #


Na manhã desta sexta-feira, 8, data em que se celebra mundialmente o Dia Internacional da Mulher, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) em atenção, respeito e carinho com o grupo feminino da instituição realizou uma manhã diferente com uma palestra, momento de beleza e sorteio de brindes para as servidoras.

O momento principal do dia foi a palestra: “Todos Pelo Fim da Violência Contra a Mulher” ministrada pela Médica Perita Legista Ana Leopoldina, supervisora do Núcleo de Atendimento Especial a Mulher Criança e Adolescente (Namca) da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel). A palestra contou com a presença de homens e mulheres de diversos setores da Pefoce.

Com um público presente bastante diversificado representado por todos os setores da Pefoce contendo peritas, auxiliares de perícia, atendentes, jovens aprendizes, auxiliares de manutenção, entre outros, o Perito Geral do Ceará, Ricardo Macêdo, foi bastante atencioso em suas palavras de saudação e gratidão pelo trabalho das mulheres na Perícia Forense. Ricardo Macêdo ressaltou ainda a importância de debater a temática da violência contra a mulher. “É lamentável que as pessoas não tenham ainda aprendido a respeitar o espaço da mulher na sociedade e na família. Aqui temos um trabalho muito sério com o Namca e demais setores da Pefoce que atuam nestes casos de crimes contra as mulheres”, disse.

De acordo com dados e informações apresentados pela palestrante, os vários tipos de violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial acometem centenas de mulheres todos os dias em todo o País, e no Mundo. “É um tipo de violência que não escolhe classe social, pois os agressores possuem um sentimento de posse pela outra pessoa e agem com diversos tipos de abusos. Por tanto, a mulher precisa denunciar toda e qualquer tipo de agressão para que o Estado possa tomar conhecimento e protegê-la”, alerta Ana Leopoldina.

Após a palestra que detalhou como identificar comportamento abusivo, os tipos de violência e como proceder ser foi vítima de algum abuso, as mulheres foram convidadas a participar de um momento de beleza com direito a limpeza de pele e maquiagem com consultoras de beleza profissionais. Houve ainda o sorteio de prêmios entre as participantes.

                                                      

Onde Denunciar? 

Delegacia de Defesa da Mulher (DDM)
Rua Tabuleiro do Norte s/n  bairro Couto Fernandes  –  Telefone (85) 3108.2950

Centro de atendimento à mulher Disque 100

Ciops Disque 190