Perícias realizadas pela Pefoce resultam na elaboração de 89 mil laudos em 2018

13 de fevereiro de 2019 - 16:48 # # # # # # #

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) produziu, no ano passado, 89 mil laudos periciais entre janeiro e dezembro. Os números são referentes a diferentes análises executadas pela Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec), Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf), Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) e Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB). Os resultados refletem a atuação dos profissionais atuantes na sede do órgão, em Fortaleza, e nos sete núcleos da Pefoce situados no interior do Estado.

Além dos atendimentos em ocorrências de diversos tipos, a Perícia Forense realiza outros serviços junto à sociedade, como a emissão e confecção das carteiras de identidade que são desempenhadas pela CIHPB. Em 2018, foram emitidos 560,7 mil novos documentos. Já em outro campo de atuação, o Núcleo de Atendimento Especial à Mulher, Criança e Adolescente (Namca) da Comel, prestou atendimento a 1.188 mulheres e crianças vítimas de violência no último ano.

O perito geral do Estado do Ceará, Ricardo Macêdo, avalia que o resultado anual do que se produziu na Pefoce vai além dos números e destaca a atuação integrada das coordenadorias. “Como órgão tecnocientífico, o nosso trabalho é fornecer provas para as investigações e atuar de modo sincronizado e organizado tem sido a nossa maneira de fornecer cada vez mais provas robustas”, conta.

Perícia Criminal

Em muitos casos, o trabalho dos peritos criminais inicia-se com o acionamento através da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Chamados para a busca e coleta de vestígios que possam dar pistas e respostas sobre a dinâmica de um crime, parecer sobre como a vítima foi lesionada ou que tipo de armas e qual comportamento o suspeito teve. A quantidade e os tipos de exames periciais de uma ocorrência varia de acordo com a necessidade de esclarecimentos e conforme os vestígios coletados pelos peritos.

De acordo com o perito Rômulo de Oliveira Lima, responsável pela Copec, a atuação dos peritos criminais acontece em distintas ocorrências. Além dos crimes contra a vida, os peritos analisam ocorrências de trânsito, falhas estruturais, análise de material balístico, crimes de informática e cibernéticos, adulteração de documentos, entre outras situações criminosas, em que haja a necessidade de apurar as causas, circunstâncias e/ou suspeitos envolvidos.

Laboratórios

Já nos laboratórios da Calf são obtidas as respostas que não são visíveis a ‘olho nu’. A coordenadoria é responsável por realizar as mais diversas análises laboratoriais, entre elas, exames de DNA, a perícia de drogas brutas, em instrumentos e objetos relacionados ao tráfico e/ou uso de drogas, de vegetais e substâncias utilizadas para a fabricação de entorpecentes, a identificação de substâncias inflamáveis, a pesquisa de vestígios provenientes de disparos de armas de fogo, a realização de análises químicas em substâncias e compósitos explosivos e/ou resíduos de explosão, pesquisa e identificação de venenos na forma bruta, a realização de perícia em alimentos e bebidas a fim de constatar a presença de corpos estranhos à composição do produto, além de estudos histopatológicos (análise de tecidos).

Atualmente, de acordo com a perita criminal e coordenadora da Calf, Manuela Cândido, as análises em drogas brutas têm uma forte demanda devido à quantidade de operações e apreensões realizadas pelas Polícias Civil de Estado do Ceará (PCCE) e Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE). Outra área que também recebe muitas solicitações é o Laboratório de DNA Forense e pedidos de exames residuográficos (busca por vestígios de arma de fogo).

Atuando sistematicamente e em conjunto, embora em diferentes funções e setores, seja na medicina legal, análise laboratorial, perícia criminal ou identificação papiloscópica, os peritos forenses da Pefoce desempenham suas atividades tecnocientíficas com o máximo empenho para chegar à resposta que se busca. Deste modo, o trabalho realizado pelos servidores e os investimentos feitos em equipamentos e tecnologia mantém a Pefoce entre as mais referenciadas do País.