Pefoce registra aumento de 16% na emissão de Carteira de Identidade em 2018

22 de janeiro de 2019 - 17:42 # # # #

Durante todo o ano de 2018, de janeiro a dezembro, a Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB) da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) emitiu 560,7 mil carteiras de identidade entre 1º e 2º via do documento. No ano anterior, em 2017, o número de documentos emitidos foi de 483,6 mil. Em comparação entre os dois períodos a CIHPB registrou um aumento de 16% no número de novos documentos confeccionados no Ceará.

De acordo com o coordenador da CIHPB, Franklin Delano, o aumento no número de emissões de carteiras de identidade em 2018 pode ser justificado com o pleito eleitoral, tendo em vista que as pessoas precisam de um documento oficial com foto para exercer o direito ao voto. “Muitas pessoas que perdem seus documentos deixam para retirar uma nova cédula em ano de eleição devido a condição de apresentar um documento com foto no momento de votar”, explica.

Para solicitar a primeira ou segunda via da carteira de identidade, é necessário apresentar Certidão de Nascimento – para solteiros (original e xerox ou xerox autenticada). Já para as pessoas casadas, viúvas, divorciadas judicialmente ou divorciada, é preciso a apresentação da certidão de casamento original averbada e xerox ou xerox autenticada.

Atendimento

Em Fortaleza, existem quatro postos de atendimento para a população. São eles: Os Vapt Vupt do Antônio Bezerra e de Messejana, além das Casas do Cidadão no Shopping Benfica e na Assembleia Legislativa do Estado. Já na Região Metropolitana e no interior, existem postos avançados de atendimento. Eles são localizados nos municípios de Aracati, Brejo Santo, Canindé, Caucaia, Crateús, Crato, Horizonte, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Morada Nova, Pacajus, Quixeramobim, Russas, Sobral, Tauá e Tianguá.

Se o atendimento for realizado nas Casas do Cidadão, é necessário levar duas fotos 3×4, mas se for nos postos de atendimento dos Vapt Vupt, não precisa levar, o serviço é digitalizado. Para a retirada da primeira via da carteira de identidade é garantida a gratuidade, já a partir da segunda via é necessário o pagamento da taxa de emissão no valor de R$ 51,13. O boleto para pagamento é possível ser retirado no link: http://cidadao.sspds.ce.gov.br/DAE/emitirRG

O supervisor do Núcleo de Identificação Civil (Nuici) da CIHPB, Rubens Chaves, informa que é garantida a isenção do pagamento da taxa da 2ª via aos reconhecidamente pobres, desde que inseridos no Cadastro Único do Fundo Nacional da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS); desempregados, desde que estejam recebendo as parcelas do seguro desemprego; maiores de 60 anos e pessoas em situação de vulnerabilidade social (morando na rua), por meio de declarações das assistências sociais do Estado ou Município; e ao cidadão vítima de roubo comprovado com boletim de ocorrência e após instauração de inquérito policial para apurar o fato.