Aesp e Pefoce realizam curso de Microcomparação Balística e Desmontagem Avançada de Armas

27 de dezembro de 2018 - 18:22 # # # # # #

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) sediou o curso de Microcomparação Balística e Desmontagem Avançada de Armas em sua sede para servidores do sistema de Segurança Pública. O curso foi ministrado pelo perito criminal Andreázio Lobo do Núcleo de Balística Forense (Nubaf) da Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec). A formação foi uma realização da Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aesp) e ocorreu entre os dias 19, 20 e 21 deste mês.

Com um total de 14 participantes inscritos, os alunos tiveram dois módulos de treinamento. No primeiro momento compreenderam as funcionalidades do Microcomparador Balístico, que analisa estojos e projeteis coletados de locais de crimes, de armas apreendidas e os que são retirados das vítimas. Já na segunda etapa do curso aprenderam sobre montagem e desmontagem de armas.

Conforme o supervisor do Núcleo de Perícia Externa (Nupex), Rogério Alexandre, a finalidade do curso era de promover aos peritos e os participantes do sistema de segurança a experiência de compreender como é realizado o exame balístico, como retirar o padrão das armas ‘criminadas’ apreendidas e melhorar a prova pericial.

De acordo com o perito em armas, Andreázio, é importante que os alunos compreendam detalhadamente todas as etapas que vão desde o recolhimento dos projéteis em locais de crime, exames no microcomparador balístico até a desmontagem e montagem da arma, tanto para finalidade de uso quanto para a investigação criminal. “O aprendizado da manutenção correta da arma faz com que eles entendam o mecanismo da arma e previnam disparos acidentais”, conta.

O perito criminal Leão Júnior, um dos participantes da formação, conta que o curso acrescentou bastante com conhecimentos atualizados para a sua atuação em locais de ocorrências em crimes com uso de arma de fogo. “O curso nos trouxe muitos ensinamentos e aperfeiçoou minhas habilidades em montagem e desmontagem total de armas”, disse.

Para auxiliar nas aulas práticas de montagem e desmontagem completas de pistolas, revólveres e espingardas calibre 12mm, o instrutor do curso contou com o auxílio do também perito criminal Robson Breno no Nubaf da Pefoce. Todos os participantes da capacitação serão certificados pela Aesp.