Coordenadoria de Perícia Criminal: responsável pelo início do trabalho técnico científico em locais de crime

17 de dezembro de 2018 - 18:10 # # # # # #

Finalizando o especial #PorDentroDaPefoce, falaremos nesta semana sobre a Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec), que surgiu após a extinção do antigo Instituto de Criminalística. São os profissionais que atuam na Copec que iniciam os trabalhos periciais desde os locais de crimes. Conforme o coordenador da Copec, perito criminal Rômulo de Oliveira Lima, a coordenadoria é formada pelos Núcleos de Perícia Externa (Nupex), de Perícia em Tecnologia e Apoio Técnico (NPTAT), de Perícia Documentoscópica e Contábil (NUPDC), de Perícia em Engenharia Legal e Meio Ambiente (NPELM) e de Balística Forense (Nubaf).

A Copec é formada por cerca de 125 profissionais e atua em todos os sete núcleos do Estado. Ainda segundo Rômulo, a equipe é formada por peritos criminais, peritos criminais adjuntos e auxiliares de perícia, que possuem formações diferentes. “Na Copec, nós temos contadores, engenheiros civis, elétricos, eletrônicos, mecânicos e físicos. De acordo com o perfil profissional, o perito é deslocado para um núcleo em que ele aproveite melhor suas habilidades”, explica o coordenador.

Somente de janeiro a novembro de 2018, a coordenadoria já produziu 8.277 laudos periciais. Já em 2017, durante os 12 meses do ano, foram confeccionados 11.802 documentos. Como a Copec é designada para locais de ocorrências de diversas naturezas, seus servidores lidam com cenários distintos e variadas técnicas para coletas de vestígios. Os exames produzidos variam conforme o tipo de crime e material coletado. São realizadas perícias em locais de ocorrências de trânsito, crimes de homicídios, arrombamentos, desmoronamentos, afogamentos, constatação de crimes ambientais, entre outros. Há também os exames que são realizados em núcleos e laboratórios internos, como os de comparação balística, grafotécnicos, de autenticidade de imagens, verificação facial, entre outros.

O trabalho da Copec se inicia com o Nupex, quando os peritos vão aos locais de crime e iniciam o primeiro trabalho de coleta de vestígios. “Do local de crime se inicia a coleta de vestígios que depois são encaminhados para os laboratórios. O perito de local de crime pode atuar em ocorrências de crimes contra a vida, acidentes de trânsito, crimes contra o patrimônio ou perícias por meio de ofício, que são aquelas que vem de uma determinação de alguma autoridade policial e judicial”, explica Rômulo.

Para o servidor lotado no Núcleo de Perícia Externa, Francisco Antônio Mendonça Barbosa, o atual momento da atividade Forense no Estado é algo inimaginável em décadas passadas. Mendonça explica que antigamente não havia um investimento robusto na área de investigação criminal como ocorre nos dias de hoje. Como perito criminal, as mudanças são visíveis. O uso da tecnologia foi fundamental para o desenvolvimento da perícia criminal. “Eu sou da primeira turma do concurso de peritos. Naquela época, a perícia funcionava com muita carência. O trabalho era mais visual e fotográfico, quase nunca se fazia coleta de vestígios em local de crime como se faz hoje. Os laboratórios foram criados muitos anos depois. Hoje com os avanços da tecnologia e o crescimento da Perícia Forense tudo mudou”, avalia Mendonça, o perito criminal mais experiente em atividade na Copec, atuando há 37 anos, desde 1981.

Engenharias

Há também uma equipe na Copec ligada à atuação de engenharias. O Núcleo de Perícia e Engenharia Legal e Meio Ambiente (Nupelm) analisa casos de ruptura de estruturas, perícias em parques de diversão, análise de sistemas eletrônicos,incêndios, máquinas e diversos tipos de perícias ambientais. Para atuar com melhor precisão e desenvoltura dos resultados, os peritos do Nupelm utilizam equipamentos, técnicas e cálculos que constatem como se deu determinado ‘sinistro’, por exemplo. Um destes equipamentos é o drone que faz imagens aéreas  e mostra aos peritos percepções que não são possíveis através da perspectiva das imagens capturadas ao solo. O equipamento também é utilizado nas demais perícias da Copec quando há necessidade.

E a missão de trazer os primeiros vestígios de locais de crime para serem analisados e transformá-los em prova material requer tanto responsabilidade quanto empenho e experiência. Por estes motivos, o coordenador enfatiza que peritos, peritos adjuntos e auxiliares de perícias da Copec, que atuam na sede da Pefoce e nos núcleos do Interior, desempenham suas funções conforme habilidades e competências compatíveis ao cargo, desta forma, a coordenadoria mantém tanto a dedicação na coleta do primeiro vestígio quanto o trato dele em seus laboratórios com foco na comprovação científica, que é o objetivo de toda perícia criminal.

Leia ainda:

• Perícia Criminal dispõe de mecanismos de inteligência artificial para desvendar ações criminosas
http://bit.ly/nucleodetecnologia

• Perícia em documentos e contábil desvenda golpes e auxilia no combate a crimes de falsificação no Estado
http://bit.ly/documentoscopiaecontabil

• Núcleo de Balística Forense dispõe de equipamentos de última geração para confecção de laudos para crimes com uso de arma de fogo
http://bit.ly/nucleodebalistica