Secretário da Segurança visita Pefoce em dia do Perito

4 de dezembro de 2018 - 17:16 # # # #

 

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, esteve na manhã desta terça-feira (04), com o perito geral do Ceará, Ricardo Macêdo, na sede da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) em Fortaleza. A visita foi para parabenizar pessoalmente os servidores peritos da instituição.

Durante a visita, André Costa passou pelas coordenadorias conversando e parabenizando os peritos pelo dia comemorado hoje. O secretário esteve nas Coordenadorias de Medicina Legal (Comel), Análise Laboratorial Forense (Calf) e de Perícia Criminal (Copec). Na sala de informática forense, o gestor da pasta conversou com os peritos sobre a importância do investimento em tecnologia no setor. “Eu fiz questão de vir mais uma vez na Pefoce e passar pelos setores parabenizando e reconhecendo a importância do trabalho de cada servidor”, disse André Costa. O secretário relembrou ainda a importância do trabalho pericial. “Em muitos casos, os delegados precisam se socorrer de conhecimentos técnicos, que não vem da área jurídica, e é aí que entra o trabalho do perito para trazer essas provas, que são muitas vezes, as necessárias para definir a materialidade e também a autoria delitiva de alguns casos”, concluiu ele.

Para o perito geral, a visita do secretário hoje foi uma forma de reconhecer o trabalho de todos que compõem a Pefoce. “Ele vir aqui, tirar um tempo de sua agenda que é tão corrida, para parabenizar um a um em seus ambientes de trabalho, demonstra o quanto o secretário se importa com todos os servidores”, disse Ricardo.

A origem da palavra

Perito vem do Latim Peritus, “o que tem experiência, o que sabe fazer determinada coisa”, ou seja, um expert. No grego Peiráo, “esforço-me, provo”.

Histórico

O dia do perito criminal remonta ao dia do nascimento do perito Otacílio de Souza Filho, patrono dos peritos oficiais. Para melhor entender, o Perito Criminal Otacilio foi designado para efetuar uma perícia no interior de Minas Gerais, em um local onde ocorreu duas mortes violentas. A tragédia teria ocorrido na Serra da Moeda, no interior do município de Congonhas. As vítimas, um casal de geólogos, ao colherem amostras de rochas para estudos, caíram de um desfiladeiro vindo a falecer. O local, de difícil acesso, provocou outra vítima, desta vez o perito Otacilio de Souza Filho, que ao tentar chegar até o local onde encontravam-se os corpos das vítimas, perdeu o equilíbrio e caiu, vindo a falecer de forma idêntica do casal de geólogos. A data de 4 de Dezembro, Dia Nacional do Perito Oficial, foi criada através da Lei nº 11.654, de 15 de abril de 2008.