Aesp e Pefoce realizam o “Curso de Cromatografia Aplicada à Análises Forenses”

23 de novembro de 2018 - 14:48 # # # #

Encerrou nesta sexta-feira (23) o “Curso de Cromatografia Aplicada à Análises Forenses” promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) e a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). O evento, que teve como público-alvo os peritos criminais e legistas da Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf), iniciou na última segunda-feira (19) e se estendeu até hoje.

O curso foi realizado no auditório da Pefoce e em um dos laboratórios da Calf em Fortaleza. Foram 40 horas-aula ministradas por Ricardo Leal Cunha, perito criminal da Coordenadoria-Geral de Perícias do Estado de Sergipe. O curso teve como objetivo o aprimoramento técnico-profissional dos profissionais que atuam nas Coordenadorias de Análises Laboratoriais Forenses (Calf) e de Perícia Criminal (Copec). No total, 14 profissionais da Pefoce participaram na capacitação.

O facilitador

Ricardo Leal Cunha possui graduação em Química pela Universidade Federal da Bahia (2008), especialização em Perícia Criminal pelo Centro Universitário da Bahia em convênio com o Ministério da Justiça (2010), mestrado em Química Analítica pela Universidade Federal da Bahia (2013) e é doutorando em Química Analítica na Universidade Federal da Bahia. Foi Perito Técnico do Departamento de Polícia Técnica da Bahia (2007-2015) e atualmente é Perito Criminal da Coordenadoria-Geral de Perícias do Estado de Sergipe. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: química forense, toxicologia forense, toxicologia analítica e análise de drogas de abuso. É membro da The International Association of Forensic Toxicologists (TIAFT).